Viagora

Consulta ao 4º lote de restituição do IR começa nesta quinta-feira

O contribuinte pode realizar a consulta a partir das 10h, através da página da Receita Federal na internet ou por meio do aplicativo da RF

Nesta quinta-feira (24), a Receita Federal autoriza a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. A consulta pode ser realizada a partir das 10h e contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

No próximo dia 31 de agosto, 6.118.310 contribuintes receberão o crédito bancário, no valor de R$ 7,5 bilhões, com R$ 914,1 milhões sendo referentes ao valor quantitativo para contribuintes que possuem prioridade legal.

Atualmente, os idosos acima de 80 anos somam, ao todo, 11.960 contribuintes. Desse total, 86.427 têm idade entre 60 e 79 anos, 9.065 possuem alguma deficiência fídica ou mental ou moléstia grave, 30.453 têm o magistério como maior fonte de renda e 219.288 contribuintes não são priorizados legalmente, porém receber a prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição através do Pix.

Entre os contemplados estão ainda 5.761.117 contribuintes que não possuem prioridade e que entregaram a declaração até o dia 29 de maio deste ano.

Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicando na aba Meu Imposto de Renda e, depois, em Consultar a Restituição. Além disso, o cidadão pode realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

Em 31 de agosto, o pagamento da restituição será efetuado na conta ou através da chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que é informada na declaração do Imposto de Renda. No caso de o contribuinte não estar incluso na lista de restituídos, o cidadão deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e solicitar a retirada do extrato da declaração. Se for constatada a existência de pendência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Em caso de, por alguma razão, não realização do depósito da restituição na conta informada pela declaração, os valores poderão ser resgatados em um período de até um ano, por meio do Banco do Brasil. Isso pode ocorrer quando, por exemplo, a conta informada estiver desativada.

Nessa situação, o agendamento do crédito pode ser feito em qualquer conta bancária no nome do cidadão, através do Portal BB ou do contato via telefone com a Central de Relacionamento da instituição financeira, disponível nos números 4004-0001 (para capitais), 0800-729-0001 (para as demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivamente para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não conseguir resgatar o valor da restituição após o período de um ano, é preciso que o cidadão faça o requerimento do valor no Portal e-CAC. Para isso, o interessado deve acessar a página e, em seguida, entrar no menu Declarações e Demonstrativos, selecionar Meu Imposto de Renda e, por fim, clicar em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Por Rebeca Negreiros

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também