Viagora

Aneel mantém bandeira tarifária verde para setembro

A agência manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou nessa sexta-feira (25), que o consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em setembro. A empresa manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com a Aneel, a conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que foi de setembro de 2021 até abril de 2022. A bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. O nível de armazenamento dos reservatórios destacou que a agência reguladora, atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável.

Conforme informações da empresa, casa tivesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifadas aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Os aumentos foram em base a inflação e o maior custo das usinas termelétricas em 2023, por conta do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Nessa última terça-feira (22), a Aneel aprovou uma consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias em até 36,9%. A agência mencionou três fatores para justificar a redução: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda do preço internacional dos combustíveis fósseis.

Bandeiras Tarifárias

Segundo a Aneel, as bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 e refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Ainda segundo a Aneel, quando a conta de energia é calculada pela bandeira verde, não tem nenhum acréscimo. Porém, quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos que variam de R$ 2,989 a R$ 9,795 a cada com 100 quilowatts-hora consumidos.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também