Viagora

Prazo para envio de documentação do Prouni encerra nesta quinta

Os selecionados para a segunda chamada do programa, que oferece 276.566 bolsas, devem encaminhar os documentos de comprovação do direito ao benefício de forma presencial ou virtual/eletronicamente.

Nesta quinta-feira (3), encerra o prazo para o encaminhamento da documentação exigida para a comprovação do direito à bolsa de estudo oferecida pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Os participantes selecionados para a segunda chamada devem enviar sua documentação diretamente às instituições de ensino superior.

De acordo com as regras definidas pela instituição que oferece a bolsa de estudo, a documentação poderá ser entregue presencial ou virtual/eletronicamente. Observando a data, local, horário de atendimento e meio de envio definidos, o candidato deverá encaminhar a documentação e, por sua vez, a instituição deverá emitir documento de comprovação de entrega no ato de recebimento da documentação do candidato pré-selecionado.

Através dos documentos apresentados, os candidatos inclusos na lista de aprovação do Prouni 2023/2 precisam comprovar a conclusão do ensino médio, a renda familiar e, se necessário, outras informações que integram o cadastro, como comprovação de deficiência, de dar aula e/ou de fazer parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública da educação básica.

Divulgado no dia 24 de julho por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o resultado da 2ª chamada do Prouni 2023/2 pode ser acessado através da conta do selecionado no Gov.br, que requer o preenchimento do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da senha cadastradas.

Em caso de não cumprimento do prazo de envio dos documentos do Prouni 2023/2, o candidato selecionado em julho perderá o direito à bolsa oferecida. A verba pública que seria investida nesse participante será destinada a outro candidato da lista de espera, que, de acordo com o cronograma do Prouni 2023/2, tem previsão de divulgação para o dia 18 de agosto.

Oferecendo 276.566 bolsas de estudo no segundo semestre deste ano, o programa do Ministério da Educação divide o benefício em 215.530 bolsas integrais e 61.036 parciais de 50%do valor da mensalidade do curso de ensino superior.

É exigido que o candidato, para estar apto a receber as bolsas integrais, apresente renda bruta familiar mensal com valor limite de até um salário mínimo e meio (R$ 1.980). Em relação as bolsas parciais, a renda bruta familiar não pode exceder o valor de três salários mínimos (R$ 3.960) por mês.

Para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), é necessário que o candidato tenha realizado a edições do Exame Nacional do Ensino Médio de um dos últimos dois anos, tendo alcançado mais de 45 pontos, na média geral nas provas, além de não zerado a prova redação.

Além disso, é exigido que o candidato atenda a condições especiais, como ter cursado o ensino médio, de forma integral, em escola da rede pública ou em instituição privada, tendo sido bolsista integral na respectiva instituição.

Todas as condições e prazos do processo seletivo do segundo semestre de 2023 do Prouni podem ser conferidas através do edital publicado, disponível aqui.

A confirmação de informações da segunda chamada do Prouni 2023/2 ocorre até este dia 03 de agosto, enquanto a manifestação de interesse na lista de espera acontece nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Já a confirmação de informações da lista de espera está prevista para ocorrer entre os dias 21 e 28 de agosto.

Por Rebeca Negreiros

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também