Viagora

Transferência bancária por DOC termina nesta segunda-feira

Com sucesso do Pix, ferramenta tornou-se obsoleta nos últimos anos.

A transferência por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC), que existe a quatro década, acaba nesta segunda-feira (15), às 22h. Nesse horário, os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.

As instituições bancárias haviam anunciado no fim do ano passado, o fim da modalidade de transferência. Segundo o Banco Central, a data máxima de agendamento do DOC vai até 29 de fevereiro, quando os bancos terminam de processar os pagamentos, encerrando o sistema definitivamente.

É perceptível que nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas.

 Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois.

De acordo com o levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações por DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.

Com informações de Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Banco Central

Facebook
Veja também