Perícia diz que vídeo de Padre Lancellotti se masturbando para menor é verdadeiro
Os vídeos foram gravados em 26 de fevereiro do ano de 2019 e novamente periciados.
Neste sábado (20), a Revista Oeste divulgou que a Arquidiocese de São Paulo está prestes a receber quatro vídeos que mostram o padre Júlio Lancellotti se masturbando para um menor de idade.
Ainda segundo a publicação, a veracidade das cenas, gravadas em 26 de fevereiro de 2019, foi atestada por uma nova perícia técnica audiovisual, realizada há poucos dias. Oeste teve acesso a este documento com exclusividade.
Em mais de 75 páginas, os peritos Reginaldo Tirotti e Jacqueline Tirotti analisaram o estado de conservação dos arquivos, observaram cada frame dos filmes, realizaram os exames prosopográficos (técnica que identifica as características faciais e do ambiente), inspecionaram os áudios e comprovaram sua integridade, informou a Revista Oeste.

Os vídeos, em poder de Oeste, foram gravados pelo adolescente, que tinha 16 anos na época das conversas com Lancellotti.
Sobre o caso
Conforme a Revista Oeste, a cena inicial mostra uma tela de celular, com trocas de mensagens no aplicativo WhatsApp. Depois, começa a videochamada e a câmera oscila entre as partes íntimas e o rosto do padre.
Em 2020, essas imagens circularam por algum tempo nas redes sociais. Na época, o perito Onias Tavares de Aguiar confirmou a autenticidade do vídeo. Contudo, o Ministério Público (MP) arquivou a investigação por “falta de materialidade”.
A revista detalha que perícias do gênero chegam a um veredito depois da verificação de distintos elementos: contorno facial, altura da calvície, inclinação do nariz, acessórios, mobílias. Tudo isso foi comparado com imagens do padre em outras situações. Por exemplo, em entrevistas a emissoras de televisão.
Após ser constatado todas as convergências e verificado a ausência de vestígios de adulteração dos arquivos, Reginaldo e Jacqueline concluíram que Júlio Lancellotti é o homem que aparece nas imagens, divulgou a Oeste.
CPI das ONGs
A publicação aponta que a denúncia será apresentada poucos dias depois de o cardeal dom Odilo Scherer encaminhar um ofício para o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), solicitando o envio das “denúncias de extrema gravidade” que o vereador Rubinho Nunes (União) recebeu contra Júlio Lancellotti.
Após apresentados à arquidiocese, os vídeos devem ser exibidos a portas fechadas para a plateia formada por integrantes do colégio de líderes da Câmara Municipal. Como se reúnem sempre às terças-feiras, o próximo encontro será em 23 de janeiro.
A revista evidencia que o material que ampara a denúncia foi resgatado por parlamentares empenhados em instaurar CPI das ONGs. Conforme o autor da proposta, Rubinho Nunes, o objetivo é investigar os grupos que atuam no centro da capital paulista, no qual se distribui a cracolândia.
Apresentado no fim do ano passado, o requerimento para a instauração da CPI das ONGs teve 25 assinaturas. A comissão pretende investigar com especial rigor duas instituições: o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecida como Bompar, e a Craco Resiste. Ambas miram a população de rua e dependentes químicos no centro da capital. É o que faz Júlio Lancellotti, ex-conselheiro do Bompar.
De acordo com a publicação, em dezembro, o padre garantiu que não tem poderes para influenciar tais entidades nem tem projetos conjuntos com as organizações.
Reação da esquerda
A revista Oeste pontua que diante do reaparecimento do vídeo, o establishment político-midiático e a esquerda se mobilizaram para abortar a CPI das ONGs.
De acordo com a publicação, a União Nacional dos Estudantes (UNE) juntou-se ao movimento. Seus dirigentes sustentam que “é inadmissível que, no Estado com o maior número de pessoas em situação de rua, aqueles que atuam para o acolhimento e garantia de seus diretos básicos sejam perseguidos e tratados como criminosos”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também aliou-se ao padre, ao declarar que Júlio Lancellotti “dedica sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania às pessoas”.
Através de nota o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também saiu em defesa do líder religioso. “O MST se solidariza com o padre Júlio Lancellotti, que sofre ataques da extrema direita”, afirmou o documento.
Recuo de parlamentares
A Revista Oeste detalha que pressionados pelo bloco de esquerda, pelo menos sete parlamentares desistiram da abertura da CPI. Para que a comissão seja instalada, o texto precisa ser apreciado pelo colégio de líderes e pelo plenário. Nesta última instância, a aprovação exige o apoio de 28 vereadores.
Em 2020, esse mesmo vídeo foi enviado à polícia por uma denunciante anônima. Uma reportagem da revista piauí insinuou que o vídeo foi forjado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), informou a publicação.
Nova perícia
No início deste ano o vídeo de Júlio Lancellotti voltou a evidência com a possibilidade de instauração da CPI das ONGs em São Paulo.
Segundo a Revista Oeste, ao contrário dos peritos que atestam a veracidade do documento, o currículo de Gazziro é indigente. Ao pesquisar o nome de Gazziro no Jusbrasil, Oeste se deparou com apenas quatro processos.
De acordo com a Oeste, nenhum deles é sobre perícia. Em seu currículo, não constam cursos de perícia nem registros profissionais para o exercício da profissão.
Embora a ausência de registro não implique necessariamente em ilegalidade, a falta do cadastro ressalta que Gazziro não atua frequentemente como perito, apenas em situações particulares.
Ainda conforme a publicação, oficialmente, a Arquidiocese de São Paulo afirma que ainda não recebeu nenhuma denúncia vinculada ao padre Júlio Lancellotti e, portanto, desconhece o conteúdo das investigações.
Com informações da Revista Oeste.
-
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice -
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 20 milhões
O concurso 2.858 foi sorteado neste sábado (3), mas ninguém acertou as seis dezenas -
Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após denúncias de fraudes no INSS
O agora ex-ministro, que estava à frente da pasta desde o início do atual governo, negou envolvimento nas irregularidades.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir