Onze governadores renunciam para concorrer às eleições de 2026
O prazo de desincompatibilização de agentes públicos terminou no último sábado (04).
O prazo de desincompatibilização para governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem disputar as eleições de 2026 terminou no sábado (04). A exigência eleitoral levou à renúncia de 11 governadores.
Entre os nomes que devem encarar a corrida presidencial estão Ronaldo Caiado (PSD-GO), que já se lançou como pré-candidato, e Romeu Zema (Novo-MG). Após dois mandatos consecutivos, Zema deixou o governo de Minas Gerais e indicou que pode concorrer ao Planalto, embora ainda não tenha oficializado sua pré-candidatura.
Além deles, governadores também deixaram seus cargos com o objetivo de disputar uma vaga no Senado. É o caso de Gladson Cameli (PP-AC); Wilson Lima (União-AM), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES); Mauro Mendes (União-MT); Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PSB-PB) e Antonio Denarium (PP-RR). O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) também renunciou ao mandato para disputar uma cadeira no Senado. No entanto, Castro foi condenado, no mês passado, à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, ele deverá disputar o cargo sub judice.
Reeleição
Diferente dos demais governadores mencionados, aqueles que serão candidatos à reeleição no Executivo não precisam se afastar do cargo, são eles: Clécio Luís (União-AP); Jerônimo Rodrigues (PT-BA); Elmano de Freitas (PT-CE); Eduardo Riedel (PP-MS); Raquel Lyra (PSD-PE); Rafael Fonteles (PT-PI); Jorginho Mello (PL-SC); Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Fábio Mitidieri (PSD-SE).
Há ainda sete gestores que optaram por permanecer nos cargos até o fim do mandato e não disputarão as eleições, todos já no segundo mandato consecutivo: Paulo Dantas (MDB-AL), Carlos Brandão (sem partido-MA), Ratinho Junior (PSD-PR), Fátima Bezerra (PT-RN), Eduardo Leite (PSD-RS), Marcos Rocha (PSD-RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO).
O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro, quando cerca de 155 milhões de eleitores irão às urnas para escolher presidente e vice-presidente da República, além de governadores e deputados estaduais, federais e distritais. Caso nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, haverá segundo turno em 25 de outubro para os cargos de presidente e governador.
Com informações da Agência Brasil
Eleições 2026
Eleições 2026: convenções partidárias para escolha de candidatos começam na segunda
Os partidos e federações terão até 5 de agosto para oficializar candidaturas e definir coligações para a disputa eleitoralCantor Milton Nascimento é internado com pneumonia e apresenta boa evolução clínica
A Equipe informa que cantor de 83 anos está estável, recebe acompanhamento médico e deve ter alta nos próximos diasCaixa altera o dia dos sorteios que passarão a ser realizados aos domingos
A mudança entra em vigor neste fim de semana, amplia prazo para apostas e prêmio do próximo concurso está estimado em R$ 35 milhõesTRE do Piauí passa a utilizar inteligência artificial para explicar decisões judiciais
A Ferramenta JuLIA Explica funciona pelo WhatsApp, resume processos e facilita o entendimento das decisões da Justiça EleitoralFinal da Copa do Mundo de 2026 terá show com Madonna, Justin Bieber, BTS e outras estr
A cerimônia de encerramento e primeiro show do intervalo da história das finais do Mundial reunirão grandes nomes da música e do entretenimento em Nova York/Nova Jersey










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir