Viagora

Usuários relatam péssimas condições do transporte público de Timon

Os timonenses que trabalham ou estudam na capital do Piauí e precisam se deslocar diariamente para Teresina ressaltam que a espera pelo ônibus pode durar até uma hora.

  • Sthefany Negreiros/ Viagora Ônibus Timon City.1 / 3 Ônibus Timon City.
  • Sthefany Negreiros/ Viagora Lucierene Pereira, passageira.2 / 3 Lucierene Pereira, passageira.
  • Sthefany Negreiros/ Viagora Adriana Carvalho, professora.3 / 3 Adriana Carvalho, professora.

Os usuários de transporte público da cidade de Timon relataram ao Viagora que enfrentam diariamente diversos problemas devido a prestação do serviço após a nova empresa Timon City assumir a direção do setor.

Os timonenses que trabalham ou estudam na capital do Piauí e precisam se deslocar diariamente para Teresina ressaltam que a espera pelo ônibus pode durar até uma hora e que mesmo diante da alta demanda as linhas de ônibus diminuíram.

A passageira Lucierene Pereira estava na parada com sua mãe reclamou sobre a pouca quantidade de ônibus e os veículos que, segundo a timonense, não possui estruturas para atender idosos e pessoas com deficiência.

“Está péssima, agora mesmo estou esperando o ônibus para o conjunto, a empresa parece que coloca só dois ônibus para cada bairro, a pessoa tem que esperar, um ir em Timon para voltar e esperar o outro para que a gente possa ir pra lá de novo. Eu já vim para cá com minha mãe umas 10 horas da manhã e fui sair era quase meio dia e está péssimo o transporte público de Timon. A linha diminuiu e muito. Condições péssimas, não tem estrutura nenhuma para o idoso, para um deficiente”, relata.

A professora Adriana Carvalho relembrou que anteriormente haviam duas opções por conta da empresa Dois irmãos que fazia o transporte entre as cidades de Teresina e Timon até 2021, encerrando as atividades após decretar falência.

“Está a pior realidade possível, porque antes tinha duas opções, hoje é só uma e está muito difícil, muito precário mesmo. Já estou com mais de uma hora aqui, é daqui para pior e a cada da que passa está pior as condições dos ônibus”.

O estudante Lucas Gabriel também afirmou a reportagem que dentre os aspectos mais negativos desta realidade o tempo de espera na parada de ônibus, problema destacado de forma unanime entre os entrevistados.

“É um transporte muito ruim, demora demais, o pior é a demora dos ônibus. Já estou há uma hora esperando”, ressalta.

Processo licitatório

A Prefeitura de Timon publicou no último dia 8 de setembro no Diário Oficial do município que um edital de chamamento para empresas de ônibus atuarem no transporte público. Desta forma, a atual empresa prestará serviços em regime de autorização especial até que o processo licitatório encerre.

Outro lado

O Viagoraentrou em contato com o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria nenhum representante do órgão foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também