Viagora

Timon City anuncia fim das atividades e deixa cidade sem ônibus

A Prefeitura de Timon divulgou um edital de convocação para cadastramento de ônibus e vans no município.

A empresa Timon City que faz o transporte intermunicipal entre Timon-MA e Teresina-PI, anunciou que irá encerrar as atividades no final do mês de outubro. Os usuários que dependem de ônibus agora ficam sem saber como ficará a situação, pois estão sem nenhuma opção de linha coletiva.

O Viagora foi até a cidade de Timon e conversou com os usuários do transporte coletivo que demostram preocupação e revolta. A Agente de Saúde, Maria Dalva Batista, relatou que desde 2019 as linhas de ônibus começaram a ficar precárias, atualmente o tempo de espera chega a ser 1h a 2h. “Situação péssima, estou esperando ir para o meu bairro e não tem ônibus, o jeito é pegar uber ou vans alternativas”, disse.

Foto: Alexia Dias/ ViagoraAgente de saúde, Maria Dalva
Agente de saúde, Maria Dalva

Já a estudante da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Isabelle Neyara, expressou sua indignação e cobra uma solução imediata das autoridades. “Toda essa situação é uma falta de respeito com o estudante ou o trabalhador que precisa ir pra Teresina. Eu assim como outros, necessitamos desse transporte para fazer a travessia pois temos escola, trabalho, faculdade e convenhamos, pegar um uber todo santo dia não é viável financeiramente para quase ninguém e a prefeitura como sempre não se propõe a fazer nada”, contou.

Atualmente o valor da passagem está em torno de R$ 5,00 e os estudantes não tem direito a meia-passagem. “Além de só aceitar dinheiro em espécie, os estudantes não tem o direito da meia-passagem e durante a semana os ônibus funcionam de 6h da manhã as 6:30 da tarde. Agora cabe a CIMU e a prefeitura tomar medidas cabíveis”, contou a usuária do transporte Inara Mendes.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraTimon City
Timon City

Transporte Alternativo

Como opção de deslocamento os timonenses utilizam os barcos de passageiros, onde o valor da passagem custa em torno de R$ 2,50. O responsável pelas barcas, Ney Vasconcelos, contou que já notou um aumento no fluxo de pessoas utilizando o transporte.

“No momento estamos só com um barco rodando mas a partir da próxima semana iremos colocar mais uma, por dia passam por aqui cerca de 550 pessoas”, disse.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraPassageiros embarcando em transporte alternativo
Passageiros embarcando em transporte alternativo

Outro lado

A Prefeitura Municipal de Timon, divulgou nessa segunda-feira (23), um edital de convocação para cadastramento de ônibus e vans no município.

Segundo a prefeitura da cidade maranhense, o cadastro dos automóveis deve ser realizado no Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), localizado na Rua Rufino da Costa e Sousa, nº 477, localizada no bairro Parque Piauí, entre os horários de 07h30 e 13h30. O processo de vistoria dos veículos termina nesta sexta-feira (27), e acontece das 07h30 a 13h30, no pátio do Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS).

Ainda de acordo com a prefeitura, o cadastro emergencial é mais uma medida adotada para minimizar o impacto da falência da empresa Dois Irmãos, e o fim dos serviços da empresa Timon City na cidade.

A prefeitura informou ainda que tem realizado diversas convocações para receber empresas prestadoras de serviço de transporte coletivo. “É uma solução mais ágil ao problema. O transporte da população de Timon será mantido, estamos buscando uma solução definitiva para atender toda a população”, afirma o representante do CIMU.

O Viagora procurou a empresa de Transportes Timon City sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Timon

Maranhão

Prefeitura de Timon

Facebook
Veja também