Viagora

5ª Regional participa do Seminário Internacional de Atenção Básica no RJ

O objetivo do Seminário foi proporcionar o debate para a construção de ações de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica.

Imagem: Denilson FortesClique para ampliarVI Seminário Internacional de Atenção Básica no RJ (Imagem:Denilson Fortes)VI Seminário Internacional de Atenção Básica no RJ
Membros da 5ª Regional de Saúde, de Campo Maior, representaram a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no início de agosto, no VI Seminário Internacional de Atenção Básica, promovido pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Com o tema Atenção Básica: Universalização com Qualidade, o objetivo do Seminário foi proporcionar o debate para a construção de ações de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica, desenvolvendo padrões de qualidade comparável nacional e internacionalmente.

De acordo com o Denilson Fortes Alcântara, coordenador da 5ª Regional, durante o seminário o MS divulgou as estratégias e as ações em desenvolvimento do Projeto Saúde Mais Perto de Você - Acesso e Qualidade, voltado para a Política Nacional de Atenção Básica. O projeto é uma das ações do Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade (PMAQ).

Segundo Denilson Alcântara, o que mais chamou a atenção foi o pronunciamento do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que destacou a importância da Atenção Básica, frisando que é um projeto não só do Ministério da Saúde, mas do Governo Federal, explicando assim como o Governo pretende ampliar investimentos em termos de construção de Redes.

“O que o Governo Federal pretende com as secretarias estaduais através desses eventos é montar uma pauta voltada para a construção de uma Atenção Primária acessível, Universal, com qualidade, próxima das pessoas e que resolva a maior parte dos problemas”, destaca.

Estiveram presentes convidados nacionais e internacionais apresentando experiências e discutindo expectativas sobre ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica na organização de sistemas nacionais de saúde.

“Entre essas oficinas o Projeto Telessaúde foi lembrado pelo ministro. Na oportunidade este Projeto foi detalhado e Padilha garantiu que ainda este mês acontecerão os treinamentos de coordenadores do nosso Território dos Carnaubais”, explicou Alcântara.

Os países presentes foram Reino Unido, Espanha, Portugal e vários representantes da América Latina. Também estiveram presentes representantes da Organização Pan-Americana de Saúde, da Organização Mundial de Saúde e do Banco Mundial.

Cerca de 1.500 participantes de todo o Brasil participaram do evento, como secretários estaduais e municipais de saúde, gestores de Unidades de Atenção Básica, pesquisadores da Fiocruz e de inúmeras universidades brasileiras.

Facebook
Veja também