Viagora

Agência do Banco Bradesco de Picos recebe ligação anônima informando sobre possível assalto

O sindicato dos bancários está cobrando mais investimentos em segurança.

No início da tarde desta quinta-feira (11), a gerente da agência do Bradesco, localizada na Rua Santo Antônio, centro de Picos, recebeu ligação anônima dando conta de que homens armados estariam em direção à agência para efetuar assalto. Imediatamente a gerência comunicou o fato à Polícia Militar, que em menos de cinco minutos deslocou guarnições da Força Tática e do Ronda Cidadão para o local.

Segundo o comandante do 4º BPM de Picos, tenente coronel Wagner Torres, após alguns minutos de busca e observações, a polícia constatou que as informações repassadas à gerente não eram verídicas e não havia niguém armado nas proximidades do banco.

Wagner Torres orientou à regência a registrar Boletim de Ocorrência para que a Polícia Civil tome a frente das investigações e solicite a quebra de sigilo telefônico para descobrir a origem da ligação.

Em 2013 notícias de assaltos e arrombamentos a agências e correspondentes bancários estamparam as manchetes dos noticiários tanto na capital, quanto no interior. Apesar do subcomandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Sidney, afirmar ao Folha Atual que no ano corrente apenas três assaltos foram efetuados, e os demais foram arrombamentos, números informados pela imprensa estadual mostra que grande e pequenas ações desta natureza foram realizadas no Piauí, dando ao Estado, destaque em noticiários de rede nacional.

Os dois últimos assaltos aconteceram no mesmo dia e em menos de 5 horas, a cidades com apenas 113 km de distância. No dia 1° de abril, foram assaltadas as agências do Banco do Brasil do município de Francisco Santos e Simões, respectivamente. Em Francisco Santos, a 355 km de Teresina, cerca de 07 homens causaram terror ao anunciarem o assalto e efetuarem inúmeros disparos de arma de fogo de grosso calibre.

Segundo o gerente Ralphe Marlen, os homens chegaram a agência, renderam um dos vigilantes e em seguida, anunciaram o assalto, fazendo clientes como reféns e levando uma quantia, não revelada, dos dois terminais de autoatendimento e caixa. Os assaltantes efetuaram diversos disparos, atingindo, inclusive, o Mercado Público Municipal e à Câmara de Vereadores.

Após o assalto, os bandidos atearam fogo em um Fiat Pálio, de placa OCC – 6098 de Fortaleza - Ceará, utilizado para chegar até a agência e no ato da fuga, tomaram um veículo Toyota Hilux de cor vinho, placa DRA - 0964, de Picos, pertencente a Francimar Abel da Silva Rocha. Os bandidos fugiram por uma estrada de chão que dá acesso à BR 020, onde os reféns foram libertados. A Hilux foi abandonada no povoado Condomínio, a 46 km de Francisco Santos.

O que chama a atenção nos assaltos de Francisco Santos e Simões é a semelhança da ação. Porém, a polícia descarta qualquer ligação entre os dois eventos. De acordo com o coronel Sidney, subcomandante da Polícia Militar do Estado, a Polícia Militar considera como assalto apenas os registrados na cidade de Bom Jesus, sul do Piauí, no dia 15 de fevereiro, contra as agências dos Bancos do Brasil, Bradesco e Correios, onde cerca de 15 homens roubaram as agências e fizeram reféns e os dois últimos, já citados, em Francisco Santos e Simões.

Outros casos de ocorrências semelhantes, chamadas de arrombamentos pelo coronel Sidney, foram registradas pela imprensa piauiense, como é o caso da agência dos Correios de Bom Jesus, que um mês após ser assaltada, foi novamente arrombada.

O sindicato dos bancários está cobrando mais investimentos em segurança. Como informa o representante do Sindicato dos Bancários em Picos, Antônio Libório, o sindicato está constantemente reivindicando melhorias na segurança, de forma a diminuir cada vez mais as chances de assaltos. "Nós buscamos estas melhorias de segurança dentro e fora das agências. No ano passado foi sancionado um projeto de lei que deve colaborar com essas mudanças", cita.

O projeto de lei, de número 6.168/2012, da deputada estadual Flora Isabel (PT), sancionado em 2012, torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências, postos de serviços, bancos postais e postos avançados de atendimento, medidas que diminuiriam o número de assaltos, principalmente no interior.

Libório informa que em Picos, apenas a Caixa Econômica Federal se adequou às mudanças previstas na lei já citada, no que diz respeito às divisórias para os clientes que aguardam atendimento. "Foi feita recentemente uma pesquisa para sabermos quais agências no Piauí tinham se adequado a essas mudanças e entregamos um relatório ao Ministério Público, agora esperamos que o Ministério Público fiscalize as agências para cobrar que as mudanças sejam postas em prática e até onde sabemos, nenhum banco foi fiscalizado", informa o representante do sindicato em Picos.

O número de policiais nas cidades do interior também é considerado fator facilitador da ação de bandidos. Em Francisco Santos, onde a agência do BB foi assaltada, populares informam que existem apenas dois policiais na cidade. Esta realidade também é citada por Antônio Libório: "No interior, principalmente, a gente sabe que o efetivo de policiais e o número de armamento é pequeno. Quando os assaltantes chegam, são em oito ou dez homens muito bem armados, tem cidade com apenas três ou quatro policiais no interior".
Mais conteúdo sobre:

Banco Bradesco

Facebook
Veja também