Viagora

Bolsonaro nomeia André Mendonça como novo ministro da Justiça

André Mendonça substituirá o ex-ministro Sérgio Moro, que pediu demissão. Alexandre Ramagem ocupa o lugar de Maurício Valeixo no comando da PF.

Em publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28 de abril, o presidente Jair Bolsonaro nomeou André Luiz de Almeida Mendonça e Alexandre Ramagem Rodrigues como novo ministro da Justiça e Segurança Pública e diretor-geral da Polícia Federal, respectivamente. André Mendonça passa a ocupar o comando do ministério com a saída de Sérgio Moro e Alexandre Ramagem a chefia da PF no lugar de Maurício Valeixo.

André Mendonça, de 46 anos, é natural de Santos, em São Paulo, advogado, formado pela faculdade de direito de Bauru (SP). Ele também é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha; é pós-graduado em direito público pela Universidade de Brasília.

  • Foto: José Cruz/Agência BrasilAndré Mendonça, novo ministro da Justiça e Segurança Pública.André Mendonça, novo ministro da Justiça e Segurança Pública.

É advogado da União desde 2000, tendo exercido, na instituição, os cargos de corregedor-geral da Advocacia da União e de diretor de Patrimônio e Probidade, dentre outros. Recentemente, na Controladoria-Geral da União (CGU), como assessor especial do ministro, coordenou equipes de negociação de acordos de leniência celebrados pela União e empresas privadas.

Alexandre Ramagem, que exercia o cargo de diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ingressou na Polícia Federal (PF) em 2005 e atualmente é delegado de classe especial. Sua primeira lotação foi na Superintendência Regional da PF no estado de Roraima.

  • Foto: Valter Campanato/Agência BrasilAlexandre Ramagem é nomeado novo diretor-geral da Polícia Federal.Alexandre Ramagem é nomeado novo diretor-geral da Polícia Federal.

Em 2007, ele foi nomeado delegado regional de Combate ao Crime Organizado. Ramagem foi transferido, em 2011, para a sede da PF em Brasília, com a missão de criar e chefiar Unidade de Repressão a Crimes contra a Pessoa. Em 2013, assumiu a chefia da Divisão de Administração de Recursos Humanos e, a partir de 2016, passou a chefiar a Divisão de Estudos, Legislações e Pareceres da PF.

Em 2017, tendo em conta a evolução dos trabalhos da operação Lava-Jato no Rio de Janeiro, Ramagem foi convidado a integrar a equipe de policiais federais responsável pela investigação e Inteligência de polícia judiciária no âmbito dessa operação. A partir das atividades desenvolvidas, passou a coordenar o trabalho da PF junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Regional, com sede no Rio de Janeiro.

Em 2018, assumiu a Coordenação de Recursos Humanos da Polícia Federal, na condição de substituto do diretor de Gestão de Pessoal. Em razão de seus conhecimentos operacionais nas áreas de segurança e Inteligência, assumiu, ainda em 2018, a Coordenação de Segurança do então candidato e atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também