Viagora

Cemitérios de Teresina terão missas presenciais no Dia de Finados

Neste ano, devido a flexibilização das medidas restritivas contra Covid-19, a Arquidiocese anunciou o retorno das celebrações presenciais.

A Arquidiocese de Teresina informou que a celebração em alusão ao Dia de Finados, na próxima terça-feira (02), será realizada em dois momentos, às 9h no Cemitério Jardim da Ressurreição, e às 17h na Catedral de Nossa Senhora das Dores.

Conforme a Arquidiocese, neste ano, devido a flexibilização das medidas restritivas contra a pandemia da Covid-19, os fiéis poderão assistir as missas de maneira presencial.

O padre José Nery, administrador paroquial da Diaconia Territorial Nossa Senhora Aparecida, explica que o momento é de reflexão e de relembrar daqueles que já se foram.

"Às vezes olhamos e resumimos tudo àquilo que somos e temos ao agora. Mas, no entanto, para além desta passagem está a vida eterna. Logo, nossa vida está nas mãos do Senhor Jesus. Quando ele diz: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida' esta é a palavra que a Igreja nos dá sobre a morte. A vida não se encerra no túmulo. Mas, para além do túmulo, nós iremos nos encontrar com o próprio autor da vida”, disse.

Segundo o padre, a celebração tradicional não é feita apenas visitando o cemitério, mas os defuntos também podem ser homenageados através do ato de acender uma vela em casa.

"Muitas famílias tem a tradição de acender velas em casa para prestar a homenagem, seja no dia 02 de novembro ou no dia do falecimento. Com todo cuidado é possível prestar essa homenagem. Se eles em vida foram amados e capazes de amar, depois de mortos não nos farão mal algum", explicou.

No ano passado a pandemia do novo coronavírus impossibilitou os fiéis de visitar os túmulos dos entes queridos de forma presencial, mas neste ano, com a flexibilização das medidas restritivas, a missa será celebrada de forma presencial em cinco regiões da cidade e na zona rural.

Confira abaixo os horários de funcionamento:

Centro

- Cemitério São José (Bairro Centro) - 01/11 às 17h30, e 02/11, às 06h30, 08h e 17h30;

Zona Sul

- Cemitério Areias (Areias) – 7h

- Cemitério Dom Bosco (Vermelha) - 8h, 18h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes;

- Cemitério Santa Cruz (Promorar) – 7h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima;

Zona Norte

- Cemitério São João Batista (Santa Maria da Codipi) - 7h;

- Cemitério da Santa Maria da Codipi – 7h e 17h;

Zona Sudeste

- Jardim da Ressurreição (Bairro Gurupi) – 09h e 16h;

- Cemitério do Renascença (Bairro Renascença) – 07h, 09h, 17h e às 19h na Igreja Matriz;

- Cemitério São Sebastião (Bairro Todos os Santos) – 17h;

Zona Leste

- São Judas Tadeu (Bairro Noivos) – 07h, 10h, 17h;

- Cemitério Santa Mônica (Bairro Pedra Mole) – 7h

Zona Rural

- Recanto da Saudade (BR-343) – 8h e 17h;

- Cemitério Santa Cruz (Lagoa Do Piauí) – 17h;

- Cemitério principal e Cemitério dos anjinhos (Demerval Lobão) – 17h.

Facebook
Veja também