Viagora

Chuva aumenta nível da Barragem do Bezerro e situação é de alerta máximo

Obras emergenciais estão sendo realizadas no local desde domingo (08) para reduzir risco de rompimento.

A situação da barragem do Bezerro, em José de Freitas, está sob alerta máximo. O paredão do local corre risco de romper por conta de vazamentos, e desde ontem (08) uma força-tarefa trabalha em obras emergenciais para evitar uma tragédia. Na manhã desta segunda-feira (09), o Corpo de Bombeiros repassou que a chuva da noite anterior aumentou o nível da água.

“Nós tivemos uma elevação no nível da água da barragem. Infelizmente nós tivemos uma chuva muito forte ontem, que contribuiu para isso. Fizemos uma varredura hoje pela manhã, percebemos que a fissura continua deixando água passar”, disse o coronel Carlos Frederico, comandante da corporação.

Um canal paralelo foi feito para diminuir a pressão na represa.

  • Foto: Francisco LealBarragem do BezerroBarragem do Bezerro

Segundo ele, já foram retiradas cerca de 200 famílias da região. “O Corpo de Bombeiros ainda sim vai manter sua missão, que é fazer buscas e resgates. Vamos voltar em todos os locais, para saber se alguém por ventura retornou”, disse o coronel. Equipes do Exército foram para a cidade para auxiliar na remoção das famílias que vivem nas áreas de risco. Todas as ações também estão sendo informadas ao Sistema Nacional de Defesa Civil.

  • Foto: DivulgaçãoExército auxilia na retirada de moradores da regiãoExército auxilia na retirada de moradores da região

A assessoria de imprensa da Prefeitura de José de Freitas anunciou que a situação da barragem permanece a mesma, com o risco de rompimento, em função da danificação da estrutura e do grande volume de água no reservatório.

Segundo o órgão, ainda não há uma expectativa de que as obras realizadas para conter o sangramento do reservatório eliminem o risco de ruptura do paredão. As famílias foram transferidas para a escola Caic, no bairro Cidade Nova.

Mais conteúdo sobre:

José de Freitas

Piauí

Facebook
Veja também