Viagora

Covid-19 tira 1,4 milhão de pessoas do mercado de trabalho no Brasil

Segundo a pesquisa, esse número representa os trabalhadores que tiveram que deixar os postos de trabalho por terem sido contaminados pela doença ou por precisarem cuidar de algum familiar.

Um estudo realizado polo pesquisador do Ibre/FGV, Marcel Balassiano, com base nos dados da Pnad Contínua, constatou que pandemia provocada pela Covid-19 fez com que cerca de 1,4 milhões de pessoas ficassem desempregadas até o mês de abril.

Segundo a pesquisa, esse número não representa as pessoas que foram demitidas, mas sim as que tiveram que deixar os postos de trabalho por terem sido contaminadas pela Covid-19 ou por precisarem cuidar de algum familiar que foi infectado.

Com base no estudo realizado pelo pesquisador Marcel Balassiano, o número de brasileiros que estavam impedidos de trabalhar por motivos pessoais saltou de 3,3 milhões até fevereiro, para 4,7 milhões no mês de abril, o que resulta em cerca de 1,4 milhões de novas pessoas impossibilitadas de procurarem empregos.

A pesquisa constatou que esses dados são maiores do que o aumento de 7% no número de pessoas que deixaram de procurar emprego por acharem que não iriam conseguir. Os dados também incluem as mulheres que ficaram grávidas ou as pessoas que não estão disponíveis no mercado por conta dos estudos.

Outro aspecto que contribuiu para esse aumento foi a questão de saúde, devido à pandemia. Na avaliação do pesquisador Marcel Balassiano, essa atual situação pode ficar ainda pior. "O País já estava em uma situação muito ruim, que o novo coronavírus só agravou. A dívida pública vai para 90% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto se tenta achar saídas para minimizar a crise de saúde. O mercado de trabalho tende a piorar", disse o pesquisador.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceira com o Ministério da Saúde, realizou uma pesquisa específica no mês de maio, a Penad Covid-19. Na pesquisa, foi constatado que 25,7 milhões de pessoas que estão fora do mercado de trabalho gostariam de retornar, e que 17,7 milhões de trabalhadores não puderam procurar emprego devido à pandemia ou por não encontrarem vagas na região em quem moram.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Covid-19

IBGE

Facebook
Veja também