Viagora

Crise econômica no país faz consumo de gasolina no Piauí cair 22%

A Sefaz divulgou dados apontando uma queda de 22,5% no consumo do combustível no mês de junho comparado com o mesmo período de 2018.

A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) divulgou dados que apontam que o piauiense está comprando menos gasolina. De acordo com a pesquisa, houve uma queda de 22,5% no consumo do combustível no mês de junho comparado com o mesmo período no ano passado. O gás de cozinha e querosene de aviação também tiveram redução no consumo.

O superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior, disse que a retração representa uma instabilidade na economia do país. “Analisando a arrecadação de combustível, percebemos uma queda em relação ao consumo. Isso quer dizer que estamos tendo um problema na economia. As pessoas estão perdendo o poder de compra. A crise do consumo chegou ao Piauí”, declara.

Os dados apontam que dos quatro combustíveis monitorados, apenas o Diesel sofreu um aumento de 9,1% no consumo neste mês, comparando com o ano passado. Um apanhado geral dos quatro combustíveis apontam uma queda de 5,47% em relação ao ano anterior. “As pessoas estão deixando o carro na garagem ou até mesmo optando por produtos essenciais, como alimentação”, explica o superintendente.

Para o governador Wellington Dias, um dos fatores culminantes é a ausência de política para o crescimento econômico que leva a perigosa queda na Economia, sendo expressada nos setores como no caso do consumo do combustível.  “Nosso esforço para atração de investimentos nas diferentes áreas é para compensar este efeito no Piauí”, finaliza.

Wellington Dias afirmou ainda que o governo do Piauí tem trabalhado em medidas que visam contornar esse quadro de crise econômica no estado, impulsionando investimentos. 

Facebook
Veja também