Viagora

Defesa Civil alerta sobre risco durante período chuvoso em Teresina

Os populares devem esperar a água ser drenada corretamente antes de sair.

A forte incidência de chuvas em Teresina leva a Defesa Civil Municipal a intensificar o alerta a população teresinense para evitar deslocamentos durante os temporais e também a não adentrar em superfícies submersas pela água.

O aviso é feito para aumentar a proteção da vida e evitar acidentes e se expondo à riscos, principalmente pela não visualização do solo e desconhecimento sobre as condições da área após a precipitação.

Sebastião Domingos, membro da Defesa Civil explica que a é importante que as pessoas aguardem a drenagem da água do local durante e após a chuva, para poder sair em segurança, seja em veículo ou a pé. “A área pode conter buracos, bueiros e até fortes correntezas, que podem danificar tanto o bem material, quanto prejudicar a vida”, reforça.

Caso a drenagem da água não seja feita de forma correta, a população deve acionar a contatar a Defesa Civil através do 153 (plataforma de contato gratuita), para a realização do monitoramento do local. O órgão classifica as áreas de Teresina em risco leve, risco médio e grave risco.

A ênfase do monitoramento se encontra em áreas de situação muito crítica. Mas a Defesa Civil também atua em áreas de menor risco que notifiquem uma chuva torrencial, para monitorar as condições do solo e/ou das casas.

O órgão realizou, na última quinta-feira (22) seis atendimentos no Dirceu, em residenciais próximos a Vila Verde; cinco notificações na Zona Leste de Teresina: um na rua Liberdade, na Piçarreira, dois atendimentos no Parque Mão Santa e duas notificações na Cidade Leste; e dois atendimentos na Vila da Paz, Zona Sul de Teresina. A Defesa Civil é vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também