Piauí

Defesa Civil fiscaliza abastecimento por carro-pipa no Piauí

As equipes do órgão estiveram presentes em mais cinco cidades com o intuito de acompanhar a regularidade na distribuição, além de atestar a qualidade do produto ofertado às famílias.
19/11/2021 14h16 - atualizado

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) vem realizando fiscalizações ao abastecimento de água por carro-pipa em municípios do semiárido piauiense. As equipes do órgão estiveram presentes em mais cinco cidades com o intuito de acompanhar a regularidade na distribuição, além de atestar a qualidade do produto ofertado às famílias no Território da Serra da Capivara.

Foram visitadas as zonas urbanas de Bonfim do Piauí, Caracol, Jurema, São Braz e Várzea Branca. Ao todo, 24 veículos atuam nesta região, sendo cada um deles responsável por abastecer cisternas com capacidade para 16 mil litros, o que garante consumo para 45 dias.

O coordenador dos Conselhos Municipais da Defesa Civil (Comdecs), André Fontenele, explica o trabalho da equipe da Sedec. “Verificamos também a situação das cisternas, caixas d’águas e recipientes que estão sendo abastecidos, além de entrevistarmos as famílias beneficiadas. Em uma das residências, por exemplo, mora uma idosa de 78 anos,15 filhos e 50 netos”, destaca.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaFiscalização realizada  pela SedecFiscalização realizada pela Sedec

As cidades visitadas fazem parte das 50 que estão sob Decreto de Emergência reconhecidos pelo Governo do Estado. Segundo relatório elaborado pelos técnicos da Defesa Civil, nenhuma irregularidade foi encontrada. “É uma medida paliativa, mas necessária para o homem sertanejo que precisa de água para consumo próprio. Além disso, reforçamos também as ações definitivas para diminuir os impactos da seca sobre estas famílias”, finaliza José Augusto Nunes, secretário da Sedec.

Mais na Web