Viagora

Dudu diz que sistema de monitoramento da Strans é lesivo ao povo

Relata que as câmeras são posicionadas afim de multar condutores.

O vereador Edilberto Dudu, durante a sessão desta quarta-feira (07) na Câmara Municipal de Teresina, afirmou que Teresina ao longo dos anos, ficou marcada como a capital que trata as multas de trânsito como instrumento de arrecadação financeira.

“Nós não podemos permitir, que por conta da desordem de gestão, se possa utilizar das multas como sendo algo arrecadatório. Em 2014, entrei em ação no Ministério Público, com uma reclamação com propositura de ação civil pública, onde citava provas de que o sistema de monitoramento de trânsito de Teresina é lesivo ao povo e fere o Código de Trânsito Brasileiro e tudo que se diz respeito a trânsito”, afirmou o vereador.

  • Foto: Divulgação/Câmara Municipal de TeresinaDudu indagou sobre custos com funcionários na saúde pública de Teresina.Dudu 

Dudu declarou que no ano de 2013 e 2014 quase 100.000 multas foram aplicadas na capital, com arrecadação de cerca de 8 milhões de reais pelo sistema de monitoramento, que segundo o vereador não pode praticar e aplicar multas, por não se tratar do agente e sim do sistema de monitoramento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). E acrescenta que as câmeras não servem para monitorar o trânsito na cidade, pois são posicionadas para baixo, com a finalidade de multar o teresinense.

Viagora entrou em contato com Carlos Daniel, que  se pronunciou sobre o caso, e relatou que o monitoramento ao contrário do que relata o vereador Dudu, existe para ajudar no controle e na fiscalização de trânsito, que para eles serve como observatório das vias, e que em casos de acidentes, os próprios agentes acionam com rapidez o resgate.

“Como é que eu vou multar se as câmeras não tiverem viradas para as vias de trânsito?” questinou o superintendente da Strans Carlos Daniel, em resposta sobre o posicionamento das câmeras do sistema de monitoramento.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Strans

Dudu

Facebook
Veja também