Viagora

Enem 2020 tem 1 milhão de inscritos em apenas 8 horas

De acordo com Inep, o Enem Digital, novidade deste ano, já está com as inscrições esgotadas em 44 cidades, entre elas Teresina e Parnaíba.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) foram abertas nessa segunda-feira (11), e em apenas oito horas, mais de um milhão de estudantes se inscreveram, e as inscrições para o Enem Digital já se esgotaram em 44 cidades.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, em oito horas após o início das inscrições, 1.013.345 estudante se inscreveram para fazer o Enem. Na edição de 2019, o Inep registrou que a mesma marca de inscrições foi atingida após dez horas.

A novidade deste ano é o Enem Digital, que terá aplicação-piloto em 99 cidades do país por meio de computadores disponibilizados pelo Inep. O Instituto informou que ainda nessa segunda-feira (11), das 101 mil vagas disponibilizadas para esse modelo, 75.798 já se esgotaram em 44 cidades, entre elas Teresina e Parnaíba, no Piauí, e nas cidades de Imperatriz e São Luiz, no Maranhão.

Segundo o Inep, todos os participantes devem anexar fotos ao sistema, para que aumente a segurança na aplicação das provas. A foto deve ser atual, bem iluminada e o participante não pode estar de óculos escuros, boné, chapéu, lenço, gorro ou qualquer assessório similar. O arquivo deve ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB.

Devido à pandemia da Covid-19, o Inep informou que os participantes que tiverem direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição terá a gratuidade mesmo sem ter feito o pedido formal do benefício. Para os demais participantes, a taxa continua no mesmo valor, R$ 85.

O Enem 2020 tem data prevista de realização da prova impressa nos dia 1º e 8 de novembro, enquanto o Enem Digital deve ser realizado nos dias 22 e 29 de novembro. O prazo para a inscrição vai de 11 a 22 de maio na página do participante.

Facebook
Veja também