Viagora

Estado do Piauí assina pacto contra o Crack nesta quinta

Governo investirá R$ 4 bilhões no combate, repressão e prevenção de drogas. Piauí é um dos dez estados que confirmaram adesão.

O governador Wilson Martins e o secretário de estado da Saúde, Ernani Maia, participam, nesta quinta-feira (27), de reunião técnica em Brasília de pactuação do Plano Crack, é Possível Vencer.

Lançado no dia 7 de dezembro de 2011, pela presidenta Dilma Rousseff e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; e da Justiça, José Eduardo Cardozo; o programa prevê um investimento de R$ 4 bilhões da União e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil. Participam ainda da reunião representantes da Prefeitura de Teresina.

A reunião tem início às 8h30, ao final dos trabalhos deve acontecer a pactuação do plano Crack, é possível vencer, com o ministro da Saúde, governador e o prefeito da capital. Estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espiríto Santo já aderiram ao programa.

A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

Na área da saúde, o plano prevê a estruturação da rede de cuidados Conte Com a Gente, que auxiliará os usuários e seus familiares na construção de projetos terapêuticos, em parceria com a Rede Suas - Sistema Único de Assistência Social, atuando na reinserção social dos usuários. A rede de cuidado é composta de equipamentos de saúde distintos, para atender os usuários em situações diferentes.

Uma das novidades do plano é a criação de enfermarias especializadas nos hospitais gerais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão criados consultórios na rua, que farão atendimento volante. Cada consultório terá equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuarão de forma integrada com as equipes de Abordagem Social.

Já os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) passarão a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento será reforçado também pela criação de unidades de acolhimento, adulto e infanto-juvenil, que ofertarão cuidados para a garantia da integralidade da atenção psicosocial.

O plano Crack, é possível vencer contempla, também, a ampliação dos repasses do Ministério para as instituições da sociedade civil que fazem atendimento aos usuários e seus familiares, desde que cumpram critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e assegurem um ambiente adequado, que respeite a integridade dos direitos humanos dos usuários e de seus familiares.


Facebook
Veja também