Viagora

Estado estuda dividir presos por nível de periculosidade no Piauí

A medida tem como principal objetivo reforçar segurança nos presídios.

O Governo do Piauí divulgou nesta sexta-feira (04), que pretende dividir os presos do estado por nível de periculosidade. Segundo o governo, o assunto também foi discutido durante um encontro estratégico ocorrido entre gerentes, chefes, de grupo e de disciplina dos presídios do Piauí, e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Segurança Pública, nessa quinta-feira (03).

  • Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de JustiçaNovo presídio de Segurança Máxima vai ofertar 160 vagas no Piauí.

De acordo com o estado, o objetivo da medida é reforçar a segurança nos presídios e evitar que os presos de menor risco façam parte de organizações criminosas nacionais. Para o subsecretário de Justiça, Carlos Edilson, a iniciativa do governo é para que o estado seja incluso na política do Sistema Nacional de Segurança, discutida no fórum de governadores do nordeste.

“Nós discutimos a possível divisão dos presos por índice de periculosidade. Estamos analisando dentro do nosso contexto enquanto Estado do Piauí, se é possível fazer essa distribuição e quais unidades seriam possíveis de receber presos de alto, baixo e médio risco”, relatou Carlos Edilson.

Para que a nova medida seja implantada no estado, consultas e ações de segurança ainda vem sendo feitas com agentes e gerentes das penitenciárias. Segundo o delegado Charles de Holanda, o sistema precisa ser estudado, pois “o sistema penitenciário é de onde surgem a grande maioria das informações relacionadas à criminalidade”.

Facebook
Veja também