Viagora

Famílias temem novas enchentes próximo a Avenida Ulisses Marques

Moradores do bairro Ininga, nas proximidades da Avenida Ulisses Marques, temem que fortes chuvas possam causar novas enchentes na região.

Na noite da última terça-feira, 21 de abril, uma forte chuva acometeu a cidade de Teresina e causou prejuízos a moradores de vários bairros da capital. Um dos locais mais afetados pela chuva foi o bairro Ininga, na zona Leste, onde está sendo construída uma nova avenida que ligará o local à zona Norte da cidade.

Segundo relatos de populares que vivem nas imediações da construção da Avenida Ulisses Marques, a entrada da galeria feita pela Prefeitura de Teresina no local era pequena demais para dar vazão ao grande volume de água decorrente da chuva. Com isso, houve uma enchente que invadiu as casas próximas, danificando a estrutura das moradias e causando diversos danos materiais aos moradores.

  • Foto: DivulgaçãoAvenidas alagadasAvenidas alagadas

Cerca de 11 famílias perderam tudo, desde comida até eletrodomésticos. Os moradores afirmam que já teriam alertado a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste, órgão responsável pela obra da avenida, sobre o risco de inundações no local devido ao tamanho da entrada da galeria.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o superintendente executivo da SDU Leste, Ângelo Cavalcante, afirmou que a avenida foi projetada e construída para suportar o período de chuvas, mas que as águas de um riacho que fica na região teriam dificultado a vazão pela galeria.

“Todos os dispositivos de drenagem instalados na avenida foram dimensionados para isso [suportar as chuvas]. Nesse ponto específico, existe a contribuição de um riacho efêmero, que capta água de toda a região do Ininga. Essas águas se unem e contribuem para esse riacho, chegando a cruzar a Avenida Ulisses Marques através de um bueiro, que foi construído nessa nova obra. O que aconteceu é que esse dispositivo não suportou o volume de água que chegou, e acabou extravasando”, comentou.

O superintendente afirmou ainda que a SDU Leste já identificou o problema e realizará uma obra para corrigi-lo. “Vamos fazer uma solução, que é a construção de uma grande caixa para captação [das águas] na via marginal”, finalizou.

Facebook
Veja também