Viagora

Firmino Filho apresenta novo Plano Diretor para vereadores

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial, apresentado em reunião na vice-prefeitura, vem passando por um processo de revisão nos últimos dois anos.

Na tarde dessa terça-feira, 24 de setembro, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, apresentou o novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial para os vereadores que compõem a sua base política na Câmara Municipal. O plano, apresentado em reunião na vice-prefeitura, vem passando por um processo de revisão nos últimos dois anos e, após deliberação em audiência pública, será encaminhado para aprovação na Câmara.

  • Foto: Divulgação/AscomFirmino Filho apresenta novo Plano Diretor para vereadores de Teresina.Firmino Filho apresenta novo Plano Diretor para vereadores de Teresina.

Durante a apresentação, o prefeito destacou os principais pontos sobre o planejamento da cidade. “Apresentamos hoje o projeto de lei sobre o novo plano que visa, principalmente, tornar a cidade mais compacta ao redor das regiões centrais e dos corredores de transporte, evitando a expansão horizontal exagerada, que gera transtornos para a gestão pública e para a população”, explicou.

O novo PDOT vem sendo discutido pelos urbanistas da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) desde 2016. Neste período, foram realizadas audiências públicas abertas à população e reuniões com diversos setores da sociedade civil, como movimentos populares, o sindicato dos construtores (Sinduscon), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), OAB, CREA, entre outros.

O que é o PDOT?

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina tem como principal função organizar a ocupação da cidade. Através dele serão definidas regras para novos empreendimentos imobiliários, comerciais e residenciais, de forma a incentivar o crescimento da cidade em regiões mais centrais e conectadas através do transporte público.

Facebook
Veja também