Viagora

Firmino sanciona novo Plano Diretor da cidade de Teresina

O novo Plano Diretor da cidade passará a valer seis meses após a aprovação no legislativo, em junho de 2020.

O prefeito Firmino Filho sancionou a lei que define o Novo Plano de Orçamento Territorial (PDOT) da cidade na última segunda-feira (23) que já havia sido aprovada pela Câmara Municipal.

De acordo com a prefeitura, o PDOT foi bastante discutido ao longo dos da última gestão e o seu processo de revisão levou pouco mais de três anos, sendo discutido em vários setores da sociedade, como movimentos populares, empresários e entidades de classe. O novo plano passará a valer seis meses após a provação no legislativo, em junho de 2020.

Para o prefeito Firmino Filho, o projeto de lei é o de maior importância para o estilo de desenvolvimento urbano, e trará resultados a longo prazo.

“O que aconteceu com Teresina nas últimas décadas foi o crescimento da renda per capita, além do crescimento da população. Cresceu também a frota de veículos privados, em 2012 tínhamos 120 mil veículos e estamos em 2019 com mais de 500 mil. Teresina tornou-se uma cidade espalhada e congestionada. O desafio é reformatarmos a cidade para termos um novo estilo de desenvolvimento urbano. Uma cidade mais compacta, que cresça especialmente nessas áreas que já tenham infraestrutura urbana”, explica o prefeito.

O objetivo do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina é organizar a ocupação da cidade. A partir dele são definidas regras para novos empreendimentos imobiliários, comerciais e residenciais para incentivar o crescimento da cidade em regiões mais centrais e conectadas através do transporte público.

Facebook
Veja também