Viagora

FMS alerta para os cuidados com a saúde no B-R-O-Bró

O período é o mais quente do ano e necessita de atenção redobrada para evitar possíveis complicações.

Com a chegada do período mais quente do ano, a Fundação Municipal de Saúde faz um alerta para os devidos cuidados com a saúde no B-R-O-Bró.

De acordo com médico clínico geral da FMS, Carlos Gilvan, a desidratação e a irritação das vias respiratórias são alguns dos principais problemas causados pelas altas temperaturas deste fim de ano. “É preciso aumentar a ingestão de líquidos nessa época do ano, evitar exposição solar no horário de 10h às 16h e proteger a pele da incidência de raios solares, com o uso de protetor solar, chapéu e sombrinha.

As pessoas podem apresentar quadro de desidratação e, por conta da umidade mais baixa, podem ter um processo irritativo nas vias respiratórias, como nariz, garganta e olhos. Há também registro de incidência de gastroenterite, que acontece quando a pessoa consome água não filtrada”, reforça.

O cuidado com os olhos também é importante, como explica a médica oftalmologista Anália Pires. “O sol emite radiação ultravioleta que pode ser nociva para a saúde ocular e provocar problemas na parte do olho chamada mácula, responsável pela visão central, bem como levar à catarata e inflamação do pterígio, que é uma membrana esbranquiçada que cresce sob a íris e a pupila do olho”, afirma. A FMS recomenda ainda que em caso de aparição de algum desses sintomas, o paciente pode se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para receber o devido atendimento médico.

Facebook
Veja também