Viagora

FMS irá criar ambulatórios de urgência odontológica 24h

Os ambulatórios também disponibilizarão serviços de prótese dentária e atendem encaminhamentos de UBSs.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá implantar ambulatórios de prótese dentária em hospitais do Parque Piauí e Buenos Aires, em Teresina. A ação faz parte da restruturação do setor de saúde bucal que também disponibilizará à população o serviço de urgência odontológica 24h, o serviço deve começar a funcionar até o mês de dezembro ainda este ano.

  • Foto: Divulgação/AscomAmbulatórios atenderão 24h.Ambulatórios atenderão 24h.

Atualmente, o serviço de colocação de prótese dentária já é ofertado por 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na capital, até o fim do ano é esperado que os dois novos ambulatórios recebam encaminhamentos dessas unidades.

“A perda dos dentes, total ou parcial, traz prejuízos fisiológicos e sociais ao indivíduo. Queremos devolver o sorriso saudável para essas pessoas e também incentivá-las a ter higiene bucal, para evitar doenças na boca e no organismo”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

As urgências odontológicas serão atendidas em horário integral em todas as zonas da cidade. “Hoje, os usuários encontram o serviço 24h em três locais. Porém, cinco já funcionam no turno da noite e finais de semana. Com a reorganização, pretendemos beneficiar as pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta.

Os serviços odontológicos das UBSs envolvem avaliação da saúde bucal, limpeza, remoção de tártaro supragengival, procedimentos restauradores, extrações dentárias e ações de prevenção. Nos casos de maior complexidade, os usuários são encaminhados para um dos três Centros de Especialidade Odontológica.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também