Viagora

FMS realiza testagem para hepatites virais no Lineu Araújo

A ação faz parte da campanha “Julho Amarelo” com o intuito de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Na manhã desta sexta-feira (30), foi realizada no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla), administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), a testagem de pacientes para identificação de hepatites virais.

A ação faz parte da campanha “Julho Amarelo” com o intuito de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essa testagem também é disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que também tem as vacinas para a população.

  • Foto: DivulgaçãoLineu Araújo realiza testagem de identificação de hepatites viraisLineu Araújo realiza testagem de identificação de hepatites virais

Para o infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, é importante fazer a testagem porque a doença é silenciosa, demora anos para aparecerem os sintomas e acomete o fígado.

“As hepatites são inflamações no fígado e tem como causa principal as infecções virais. As do tipo B e C são muito perigosas porque podem permanecer por longos anos sem sintomas e evoluir para complicações como cirrose, câncer de fígado e até provocar a morte. A hepatite B pode ser adquirida por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue. A transmissão pelo sangue é mais frequente nos materiais perfuro-cortantes não esterilizados”, explica.

Os locais onde aconteceram a campanha “Julho Amarelo” de testagem das hepatites B e C foram os seguintes: 22/07 – Lineu Araújo, 26/07 – HGV, 28 e 29/07 – HU e 30/07 – Lineu Araújo.

Sintomas

Os sintomas da hepatite podem aparecer na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.

Tipos de hepatite

- Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

- Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

- Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É a principal causa de transplantes de fígado e pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

- Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Facebook
Veja também