Piauí

Guarda Civil Municipal monta postos fixos em CRAS de Teresina

O comandante da GCM, coronel Nixon Frota ressaltou que articula a viabilidade da instalação da GCM também nos parques municipais de Teresina.
  • LAÍS VITÓRIA
02/02/2021 16h01 - atualizado

A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) passou a atuar em 84% das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o que significa que foram montados postos fixos em 16 dos 19 Centros na Capital.

Ao todo, 32 GCMs passam a atuar nos postos fixos dentro dos CRAS. Segundo o comandante da GCM, coronel Nixon Frota, o objetivo é atender ao maior número de solicitações com o pessoal e meios existentes.

“Isso vai abranger toda a cidade. Com relação aos CRAS, foi uma solicitação da secretária Eliana Lago e conseguimos instalar postos em 16 Centros, o que melhorou de forma significativa a sensação de segurança das pessoas que lá frequentam, seja a população que precisa ou funcionários. Apesar do bom resultado, estamos fazendo um estudo para ampliar em 100% essa presença em todos os CRAS de Teresina", destaca o comandante da GCM, coronel Nixon Frota.

Além da instalação de postos fixos dentro dos CRAS, o coronel ressalta que articula a viabilidade da instalação da GCM nos parques municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

A secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Eliana Lago, destacou a importância da atuação da GCM diante do aumento de arrombamentos e furtos em prédios dos CRAS.

“É uma parceria que deu certo. A Guarda Municipal prestando a segurança tanto na preservação do patrimônio dos prédios dos CRAS, quanto inibindo a onda de violência que os servidores têm enfrentado. O problema de segurança nos CRAS é uma demanda antiga dos servidores, que relatam frequentes ocorrências de arrombamentos e furtos: de ar-condicionado, fios de energia, computadores, entre outros. O que vem afetando o atendimento ao público, tanto aos servidores quanto aos assistidos”, ressaltou a secretária.

Mais na Web