Viagora

Herbert Silva exonera secretários e comissionados de Ilha Grande

O Decreto nº 43/2017 foi assinado no dia 28 de dezembro deste mês e não expõe a justificativa da decisão.

O prefeito de Ilha Grande-PI, Herbert de Moraes e Silva, exonerou todos os ocupantes de cargos de provimento em comissão da estrutura administrativa municipal e secretários municipais, nomeados por decreto ou portaria. O Decreto nº 43/2017 que determinou as exonerações foi assinado no dia 28 de dezembro deste mês e não expõe a justificativa da decisão.

  • Foto: DivulgaçãoHerbert Moraes e silvaHerbert Moraes e silva

O Decreto nº 43 excluiu das exonerações o cargo de provimento em comissão de Controlador Geral de Ilha Grande. O prefeito revogou todos os atos que nomeiam servidores efetivos para o exercício de funções gratificadas da estrutura administrativa da cidade. A medida passa a valer a partir deste domingo, 31 de dezembro.

Essa decisão de exonerar funcionários também já foi tomada pelo prefeito Fogoió, de Matias Olímpio. Ele exonerou todos os cargos de confiança e/ou comissionados, medida que também passa a valer a partir de amanhã. Fogoió alegou necessidade de conter despesas administrativas e operacionais da prefeitura municipal e da Secretaria de Educação.

Prefeito denunciado ao TCE-PI

Nesse ano, Herbert Silva foi denunciado ao Tribunal de Contas do Piauí por dois vereadores de Ilha Grande. Eles denunciam que algunscargos públicos estavam sendo ocupados por parentes do prefeito e de políticos aliados, e que muitos recebiam a remuneração sem ao menos comparecer ao trabalho.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com Herbert Silva na manhã deste sábado (30) para comentar sobre as exonerações.  O prefeito justificou que a medida é para contenção de gastos e para adequação da Lei de Responsabilidade Fiscal "devido a essa crise que estamos passando". Ele disse, porém, que as pessoas que perderam cargos podem novamente ocupar as funções a depender da melhora da situação financeira do município.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também