Viagora

HGV realiza mutirão de cirurgias ginecológicas neste sábado (10)

Quatro cirurgiões realizarão vinte procedimentos na especialidade.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza mutirão cirúrgico (10) na área de ginecologia. Serão vinte cirurgias realizadas no hospital serão realizados procedimentos para solucionar o problema de pacientes com hemorragias devido a miomas, prolapso de órgão pélvicos e nódulos mamários. Serão quatro cirurgiões responsáveis pela ação no hospital.

  • Foto: Divulgação/Governo do EstadoHGV vai realizar mutirão 21ª mutirão cirúrgico.HGV vai realizar mutirão 21ª mutirão cirúrgico.

Segundo o coordenador da Clínica Ginecológica do HGV, Pedro Victor, serão realizadas, em regime de mutirão, 11 setorectomias (esvaziamento ganglionar), uma histeroscopia (visualização interna do útero para verificar alguma alteração), retirada de cisto vaginal, uma sling (indicada para incontinência de esforço quando o tratamento conservador falha), três histerectomias (retirada de útero), uma conização (tratamento de alterações no colo do útero), duas colpoperineoplastia (cirurgia plástica para correção da vagina e do períneo).

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, destaca que os mutirões têm permitido a redução do tempo de espera por procedimentos no HGV e para a diminuição da fila, apesar da demanda ainda ser muito grande. "A fila tem sido reduzida de forma significativa com ajuda dos mutirões, apesar da demanda ser contínua", explica Leal.

Ela ressalta o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que tem permitido uma ampliação no número de cirurgias em várias especialidades. Em 2017, o HGV já realizou 23 mutirões em várias especialidades médicas, com mais de 700 pessoas beneficiadas pela ação do Hospital.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também