Viagora

HGV realiza primeira captação e transplantes renais do ano

A doadora foi uma senhora de 59 anos, que estava internada em um hospital particular de Teresina e teve morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários.

A equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na última quinta-feira (4), a primeira captação de 2021. A unidade é a única no Piauí a fazer esse tipo de procedimento.

Segundo o HGV, a doadora foi uma senhora de 59 anos, que estava internada em um hospital particular de Teresina e teve morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários. A causa foi um acidente vascular cerebral hemorrágico.

  • Foto: AscomPrimeira captação de 2021.Primeira captação de 2021.

A ação se deu por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO) e Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV. Foram captados os rins e as córneas. O fígado também foi retirado e enviado para o Ceará.

Na última sexta-feira (15), dois pacientes que aguardavam na fila de espera receberam os rins. Os procedimentos foram realizados pela equipe de transplante renal do HGV. Os beneficiados tinham 52 e 18 anos. Ambos continuam internados no hospital e evoluem bem.

  • Foto: AscomEquipe de captação de órgãos para transplantes do HGV.Equipe de captação de órgãos para transplantes do HGV.

O coordenador de Enfermagem da OPO, Gilson Cantuário, explicou que todo o processo teve sucesso graças à atuação rápida das equipes após o diagnóstico da paciente.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, disse que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o hospital vem mantendo a realização dos transplantes renais.

Facebook
Veja também