Viagora

Hospital Getúlio Vargas realiza mais um transplante renal

O paciente receptor foi Francisco Solimar Marques de Sousa, 50 anos.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nessa quinta-feira (23), mais um transplante renal, dessa vez com doador falecido. O procedimento durou cerca de três horas e foi coordenado pela médica Celina Castelo Branco, chefe da Clínica Nefrológica do HGV. O processo de captação também foi realizado no próprio Hospital.

O paciente receptor foi Francisco Solimar Marques de Sousa, 50 anos, da cidade de Porto, 190 quilômetros ao Norte de Teresina, que há dez anos fazia tratamento de hemodiálise. Celina Castelo Branco explica que os rins do paciente foram comprometidos por causa da hipertensão arterial.

"Ainda não temos previsão de alta, mas a recuperação é bastante positiva, pois o rim doado tem funcionado satisfatoriamente. O paciente passa bem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em breve será transferido para uma enfermaria. Ele já passou a ingerir líquido e conseguiu urinar. Coisas simples, mas que para seu Francisco eram impossíveis antes do transplante", enfatiza a médica.

A esposa e o filho de seu Francisco Solimar, Domingas Carvalho Sousa e Francisco Edvaldo Sousa, comemoram a recuperação dele. "Meu pai ganhou um grande presente. Que foi a oportunidade de ter uma nova vida", festeja Francisco Edvaldo.

O HGV recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde (MS) para realizar transplantes renais em agosto de 2009. O Hospital também realiza transplantes de córnea.

Facebook
Veja também