Viagora

Igreja de 266 anos é a mais antiga do PI e revela muita história

Igreja mantém características arquitetônicas primitivas e impõe-se na paisagem de forma simples.

A igreja de Santo Antônio, na cidade de Jerumenha, a 309 quilômetros ao Sul de Teresina, completa 266 anos em 2012. Segunda igreja mais antiga do Piauí - a primeira é a de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras - foi sagrada no ano de 1746, embora sua construção tenha começado em 1741, por iniciativa de padres jesuítas, que pouco tempo depois seriam expulsos do Brasil por ordem do governo português.

A igreja mantém características arquitetônicas primitivas e impõe-se na paisagem de forma simples e leve. Segundo especialistas, apresenta características da arquitetura jesuítica, com planta baixa em formato retangular, nave única, altar-mor e duas sacristias com capelas, frontispício limpo e frontão reto, com abertura e vergas.

Lenda

Corre na cidade, contada pelos mais velhos com fórum de verdade, que há muitos anos, pouco tempo depois da colonização, Santo Antônio foi preso na cadeia de Jerumenha.

Padres de muitos outros estados foram responsáveis pela paróquia e, naquele tempo, as pessoas costumavam pagar suas promessas doando bens, inclusive terra, à igreja ou ao santo que fizera o milagre. Assim, o padroeiro se tornava dono de várias propriedades, doadas como dotes às moças pobres que iam se casar.

Com o passar do tempo, padres de outros estados que haviam sido párocos lá, acharam-se donos das terras que pertenciam a Santo Antônio e resolveram vendê-las, até que certo dia vários coronéis chegaram a Jerumenha para tomar posse das terras.

Os padres que administravam a igreja e a própria população reagiram. Após uma grande briga, os coronéis resolveram quebrar a imagem do santo, que foi trazida da Europa pelos jesuítas. Não havendo outro jeito para proteger a imagem, o delegado mandou que a mesma fosse guardada na delegacia até que se acalmassem os ânimos. Esta é a história da prisão de Santo Antônio de Jerumenha.

História

A Freguesia de Santo Antônio do Gurguéia foi criada por Dom Frei Manoel da Cruz, bispo do Maranhão, ao qual o Piauí era subordinado, em 1740. Depois da expulsão dos padres jesuítas, em 1760, só em 4 de outubro de 1884, o padre Antônio Marques dos Reis foi nomeado por Dom Antônio Cândido de Alvarenga, bispo do Maranhão.

Em 1906, com a criação da Diocese do Piauí, foi nomeado o padre Moisés dos Santos como vigário encomendado da Freguesia de Jerumenha. De lá para cá, a paróquia mantém padre regularmente.

Jerumenha

Uma carta régia, de junho de 1761, elevou o povoado, que se chamava Arraial de Garcia D’Ávila, à categoria de vila com o nome de Jerumenha, homenagem à terra natal de Francisco D’Ávila.

A história da criação de Jerumenha data da época em que os índios viviam pacificamente por todo o Piauí. Em 1676, o Governo de Pernambuco concedeu ao português Francisco Dias D´Ávila uma extensa faixa de terra denominada de sesmaria, onde hoje é o município, para que ali instalasse uma fazenda de gado.

Da Bahia, o português trouxe um enorme contingente de índios domesticados, destinados a defenderem a fazenda dos silvícolas piauienses. Com isso, o povoado começou a crescer. Por fim, em 1890, por decreto estadual, foi elevado à condição de cidade.


Facebook
Veja também