Viagora

Justiça Eleitoral apresenta nova urna eletrônica para eleições 2022

Segundo a Justiça Eleitoral, essa nova versão é mais moderna, segura e conta com mais requisitos de acessibilidade.

Nessa segunda-feira (13), as novas urnas eletrônicas de votação, modelo UE2020 foram apresentadas aos eleitores brasileiros, durante entrevista coletiva do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, após visita à fábrica onde estão sendo produzidas as placas dos novos equipamentos, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas.

Segundo a Justiça Eleitoral, essa nova versão é mais moderna, segura e conta com mais requisitos de acessibilidade, permitindo maior rapidez na identificação biométrica do eleitorado, já que o terminal do mesário, que fica sendo utilizado pelo presidente da seção eleitoral, terá tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo presidente da seção, o que aumenta o número de eleitores em cada sala de votação e diminui eventuais filas.

De acordo com o ministro Barroso, serão produzidas 225 mil novas urnas modelo UE2020 que permitirão a renovação do parque dos equipamentos da Justiça Eleitoral, já que a vida útil de uma urna é de 10 a 12 anos. O TSE espera receber os equipamentos prontos até maio de 2022.

Mais conteúdo sobre:

Justiça Eleitoral

Facebook
Veja também