O eleitor que não compareceu às urnas no 1º turno das eleições municipais de 2020 deve justificar a ausência até hoje (14), caso não realize o procedimento, deverá pagar uma multa.
Maria José Oliveira acusa o prefeito, a vice-prefeita Iara Martins, um candidato a vereador e um cabo eleitoral de compra de votos, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
De acordo com a investigação eleitoral ajuizada contra o prefeito de Passagem Branca, foi constatado que o gestor eleito em 2016 cometeu abuso de poder político.
O vice, Adalberto, e os vereadores eleitos no pleito de 2020, também foram diplomados. Em virtude da Covid-19, o evento ocorreu sem a presença de público e seguiu todos os protocolos de segurança.
Além da prefeita eleita, foram diplomados o vice eleito, Sampaio Júnior (PTB), e os 13 vereadores eleitos em 15 de novembro. Também foram diplomados os suplentes, até a 2ª colocação de cada partido.
A decisão foi expedida pelo juiz eleitoral Carlos Alberto Bezerra Chagas, após denúncia de que o prefeito eleito teria praticado o crime de boca de urna.
Além do José Raimundo, também foi diplomado o vice-prefeito eleito, José Alberto, e os vereadores e suplentes que irão exercer o mandato a partir do dia 1º de janeiro.
Foi analisado o recurso feito pela coligação “Unidos por Juazeiro”, que questionava a elegibilidade de Tonho Veríssimo. Ele foi condenado em 2015 por operar uma rádio clandestina.
Os mesários que não compareceram ao segundo turno das eleições 2020 tem até o dia 7 de janeiro para realizar a justificativa.
O Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, determinou uma investigação do resultado da eleição da cidade.
Em caso do procedimento não ser realizado dentro do prazo estipulado, o cidadão deve pagar uma multa de R$ 3,51 para cada turno em que esteve ausente.
A suspensão foi determinada pela juíza eleitoral Tânia Regina Silva Sousa, após representação apresentada pela coligação encabeçada por Kleber Montezuma.
É a única cidade brasileira que não foi às urnas no último domingo (15) para escolher o novo prefeito e os vereadores.
A candidata a prefeita pelo Republicanos apresentou uma ação de impugnação de seção eleitoral com pedido de auditoria ao juiz eleitoral da 52ª Zona.
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, as ocorrências foram registradas em 10 municípios piauienses.