Viagora

Justiça federal aceita denúncia contra diretores da FAERPI

A decisão é da juíza Vládia Maria de Pontes Amorim da 3ª Vara e foi assinada no dia 10 de setembro de 2019.

A juíza federal Vládia Maria de Pontes Amorim, da 3ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra a diretora acadêmica Maria José de Castro Leite Filha do Vale e o diretor geral Eylanison Falcão do Vale da Faerpi- Faculdade entre Rios do Piauí. A decisão foi assinada no dia 10 de setembro de 2019.

Na denúncia, os diretores da instituição são acusados de emitiram, entre agosto de 2011 e novembro de 2012, ao menos 16 diplomas universitários do curso de Bacharelado em Teologia contendo declarações ideologicamente falsas, “com o fim de alterar a verdade dos fatos juridicamente relevantes”.

Segundo o órgão ministerial, os diplomas foram emitidos pelos denunciados à época responsáveis pela instituição em favor de estudantes que não tinham nenhuma ligação com a unidade de ensino.

“Constata-se a existência de indícios da autoria e materialidade dos fatos delituosos apontados na Denúncia em face de Eylanison falcão do Vale (diretor-geral da FAERPI) e de Maria José de Castro Leite Filha do Vale (diretora acadêmica da instituição), pairando sobre eles indícios de falsificação de documentos públicos”, concluiu a magistrada.

Diante dos fatos apresentados pelo Ministério Público Federal, a juíza determinou o recebimento da denúncia, configurando ação penal e determinou que os acusados respondam à acusação por escrito em um prazo de dez dias.

Outro lado

O Viagora  procurou os envolvidos para falarem sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria eles não foram localizados. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Justiça Federal

Facebook
Veja também