Viagora

Kléber cresce em nova pesquisa e abre 16,5 pontos em relação a segunda colocada Belê

Kléber (PMDB) tem 49,5%, Belê (PSB) 33,00% e Gleuton (PRTB) 8,25% das intenções de votos.

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e publicada nesta quinta-feira, 13 de setembro, aponta o crescimento do candidato das oposições, deputado Kléber Eulálio (PMDB). De acordo com os números apurados, ele abriu 16,5 pontos percentuais em relação a segunda colocada, deputada Belê Medeiros (PSB).

Na consulta espontânea o candidato Kléber Eulálio, da coligação “A mudança que o povo quer”, formada pelos partidos do PMDB, PT, PTB, PSDB, PCdoB, PDT, PSL, PSC, DEM, PTC, PSD e PTdoB aparece em primeiro lugar com 49,5% da preferência do eleitorado picoense. Em segundo lugar surge a candidata da situação Belê Medeiros (PSB) com 33,00% das intenções de votos e em terceiro lugar Gleuton Portela (PRTB) com 8,25% da preferência.

Dentre os entrevistados 7,5% responderam não sabe, não opina e 1,75% disseram nenhum, branco ou nulo. Neste cenário a diferença do candidato Kléber Eulálio em relação a segunda colocada Belê Medeiros é de 16,5 pontos percentuais, 6,5 pontos a mais do que na pesquisa anterior do Instituto Amostragem publicada no último dia 27 de agosto.

A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro e foram entrevistadas 400 pessoas com idade de 16 anos ou mais e domicílio eleitoral no município de Picos. A margem de erro admitida pelo instituto é de 4,8% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sob o número de protocolo 00314/2012.

Na consulta espontânea o candidato das oposições Kléber Eulálio (PMDB) também aparece em primeiro lugar com 46,00% das intenções de votos, contra 30,25% da segunda colocada Belê Medeiros (PSB). Gleuton Portela (PRTB) tem 6,5% da preferência do eleitorado, não sabe, não opina somam 14,5% e nenhum, nulo ou branco 2.25%.

Rejeição

A exemplo das pesquisas anteriores nesta também a candidata da situação Belê Medeiros (PSB) lidera no quesito rejeição com 39,5%. Logo em seguida vem Gleuton Portela (PRTB) com percentual de 27,25%. O candidato menos rejeitado pelo eleitor picoense é o deputado Kléber Eulálio (PMDB) com 24,5%. Não sabe, não opina somam 2,25% e nulo ou branco 0,5%. 15,25% dos entrevistados responderam não rejeitar ninguém.

Foi apresentado ainda um outro cenário, quando os pesquisados perguntaram a opinião dos eleitores sobre quem vai ganhar as eleições para prefeito de Picos. 51,5% afirmaram ser o candidato Kléber Eulálio (PMDB), 27,75% apontaram o nome de Belê Medeiros (PSB) e 1,5% citaram o advogado Gleuton Portela (PRTB). 19,25% dos entrevistados não responderam ou não opinaram.

Universo pesquisado

Os pesquisadores fizeram as entrevistas nos bairros Aerolândia, Malvinas, Catavento, Canto da Várzea, Morada do Sol, Jardim Natal, Paraibainha, Emaus, dentre outros da zona urbana. Foram também ouvidos eleitores em comunidades da zona rural como Altamira/Aeroporto, Fátima do Piauí, Morrinhos I, Torrões, Malhada Grande, Tabatinga, Bocolô, Angical, Estrivarias, Mirolândia, Sambaíba, Saquinho e outros.
Facebook
Veja também