Viagora

Levantamento aponta redução em índices de criminalidade no Piauí

Os dados do Núcleo Central de Estatísticas de Análise Criminal foram divulgados nesta quarta-feira (15).

Um levantamento feito pela Secretaria da Segurança Pública apontou que os índices de criminalidade reduziram no Piauí nos primeiros dois meses de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (15).

Os dados do Núcleo Central de Estatísticas de Análise Criminal apontam que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano houve redução nos registros de crimes violentos letais intencionais, roubos e roubos de veículos no Estado.

O maior destaque refere-se ao número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIS), homicídio doloso (inclui homicídio decorrente de oposição à intervenção policial), roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e estupro seguido de morte.

  • Foto: Divulgação/SSP-PIRedução dos índices de criminalidadeRedução dos índices de criminalidade

A incidência desses crimes em Teresina teve queda de 30,56% no primeiro bimestre desse ano, ao todo foram contabilizados 50 casos, contra 72 no mesmo período de 2016. Considerando todo o Piauí a queda nesses crimes foi de 3,7%.

“Para nós é um feito importante, porque além de reduzirmos as mortes violentas sabemos que não há subnotificação desses números. Temos o total controle dessas estatísticas e a partir delas é que traçamos nossas estratégias”, disse o secretário da Segurança Pública, Fábio Abreu.

  • Foto: Facebook/Fábio AbreuFábio AbreuFábio Abreu

Em relação ou roubo de veículos, a Polinter registrou nos primeiros dois meses desse ano 321 ocorrências. No mesmo período do ano passado foram 444, o que representou um decréscimo de 29,76%.

Nos roubos em geral, a queda nos índices foi de 6,85%. No primeiro bimestre de 2017 foram 3058 casos, contra 3.283 no ano anterior.

O secretário Fábio Abreu afirmou que esse monitoramento dos crimes são discutidos semanalmente com os setores da Segurança. “Realizamos reuniões semanais para avaliarmos esses números. Estamos apostando na integração das Polícias para reduzir a violência em nosso Estado. Os números refletem o êxito desse trabalho. Nossa meta é alcançar maiores quedas”, explicou.

Facebook
Veja também