Viagora

Lucy Soares denuncia abandono de livros novos em escola estadual

A deputada constatou o problema durante visita no prédio do Centro Estadual de Tempo Integral Professor Joca Vieira, localizado no bairro Noivos.

Durante visita no prédio do Centro Estadual de Tempo Integral Professor Joca Vieira, localizado no bairro Noivos, zona leste de Teresina, a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) constatou que há dezenas de livros novos abandonados no local.

Segundo a parlamentar, a obra foi iniciada em maio de 2018  com orçamento no valor de pouco mais de R$ 827 mil,mas ainda não foi concluída e esta parada, segundo afirma a palamentar.

  • Foto: Divulgação/AlepiA deputada encontrou livros abandonados durante visitaA deputada encontrou livros abandonados durante visita

A deputada informou que os alunos, professores e equipe administrativa da escola estão usando o prédio da Unidade Escolar Demerval Lobão, que não possui estrutura adequada para receber os estudantes.

Além do abandonado das obras, Lucy Soares definiu como absurda a situação em que foram deixados para trás livros novos, seminovos e cadeiras escolares em bom estado de conservação. O material didático em desuso encontra-se nas salas inacabadas, empoeirado, sem nenhuma proteção que impeça o desgaste.  "Verificamos que há uma grande quantidade de livros e cadeiras que ainda podem ser reutilizados. Diante da situação, aproveito a oportunidade para convidar o secretário estadual de educação, Ellen Gera, para visitar a escola e ver de perto a real situação em que ela se encontra”, diz.

A cobrança pela conclusão da reforma da escola, que é considerada uma das melhores da capital, com nota 3,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, teve início em novembro de 2018 quando os alunos resolveram fazer manifestações e comunicar à imprensa a lentidão da obra.

A secretaria de educação informou que paralisação dos serviços aconteceu em virtude do atraso no pagamento da empresa responsável, mas que o problema estava sanado e a obra seria retomada. 

Facebook
Veja também