Viagora

Ministério Público discute situação de venezuelanos no Piauí

Durante o encontro, foi montado planejamento de forma a permitir que a Rede atue pautando datas comemorativas do mês de junho, que têm relação diretamente com o respeito aos direitos humanos.

A Rede de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Piauí (Rede DH-Piauí), em reunião nessa quinta-feira (6), no Ministério Público Estado, localizado na zona leste da capital, discutiu a situação dos imigrantes venezuelanos que vivem no Piauí. A Rede vem sendo articulada desde do começo de 2018 e envolve diversos órgãos públicos e entidades do Estado.

Valdênia Araújo, vice-presidente da Rede, destaca que a situação dos imigrantes no Piauí é preocupante, já que estão em uma situação precária. Portanto, é preciso pensar nas formas de atuação e medidas que devem ser tomadas. “Eles têm outra cultura, não aceitam alguns alimentos que são oferecidas. Precisamos acompanhar isso”, explica a vice-presidente.

Durante o encontro, foi montado planejamento de forma a permitir que a Rede atue pautando datas comemorativas do mês de junho, que têm relação diretamente com o respeito aos direitos humanos.

  • Foto: Divulgação/Ministério Público do PiauíRede de Direitos Humanos se reúne para discutir situação de imigrantes venezuelanos no PiauíRede de Direitos Humanos se reúne para discutir situação de imigrantes venezuelanos no Piauí

Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), fala sobre a importância da aritculação. “No dia do aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinamos um acordo de cooperação técnica entre diversos órgãos públicos e entidades piauienses para a formação da Rede. Ver que estamos articulados, trabalhando de forma institucional a promoção dos Direitos Humanos é gratificante”, revela a coordenadora.

Estiveram presentes no debate Conceição Sousa, secretária-geral e representante da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania(SASC); Manoel Neto, representante da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid); Conceição Carcará, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí; Érica Lays representantes da Polícia Rodoviária Federal(PRF) e Elizângela, representante da Secretaria Estadual de Educação do Piauí(SEDUC).

Facebook
Veja também