Viagora

Ministros Ciro e João Roma visitam áreas alagadas em Teresina

O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, afirmou que por determinação do presidente Bolsonaro a capital deve receber toda a assistência para auxiliar as famílias que estão desabrigadas.

  • Luis Marcos/ Viagora Ministro João Roma 1 / 13 Ministro João Roma
  • Luis Marcos/ Viagora Ministro Ciro Nogueira 2 / 13 Ministro Ciro Nogueira
  • Luis Marcos/ Viagora Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina 3 / 13 Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina
  • Luis Marcos/ Viagora Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina 4 / 13 Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina
  • Luis Marcos/ Viagora Helicóptero 5 / 13 Helicóptero
  • Luis Marcos/ Viagora Ciro Nogueira e Dr. Pessoa 6 / 13 Ciro Nogueira e Dr. Pessoa
  • Luis Marcos/ Viagora Ministro João Roma 7 / 13 Ministro João Roma
  • Luis Marcos/ Viagora Ministro Ciro Nogueira 8 / 13 Ministro Ciro Nogueira
  • Luis Marcos/ Viagora Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina 9 / 13 Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina
  • Luis Marcos/ Viagora Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina 10 / 13 Ministros Ciro Nogueira e João Roma em Teresina
  • Luis Marcos/ Viagora Ciro Nogueira e Dr. Pessoa 11 / 13 Ciro Nogueira e Dr. Pessoa
  • Luis Marcos/ Viagora João Roma e Dr. Pessoa 12 / 13 João Roma e Dr. Pessoa
  • Luis Marcos/ Viagora Ministro Ciro Nogueira e João Roma em Teresina 13 / 13 Ministro Ciro Nogueira e João Roma em Teresina

Na manhã desta quarta-feira (05), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa recebeu os ministros da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira, e o da Cidadania, João Roma, no aeroporto Senador Petrônio Portella em Teresina.

Na oportunidade os ministros sobrevoaram de helicóptero os principais pontos impactados pelas enchentes na vila Apolônia e depois visitaram obras no Dique, situado na Avenida Boa Esperança.

O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, afirmou que por determinação do presidente Bolsonaro a capital deve receber toda a assistência para auxiliar as famílias que estão desabrigadas devido as fortes chuvas.

“Hoje nós viemos aqui a convite do prefeito de Teresina, o Dr. Pessoa, e temos a grata alegria de trazer o ministro João Roma, da cidadania, por determinação do presidente Bolsonaro, que está comandando todo esse processo de ajuda aos desabrigados não só do Piauí, mas do país inteiro e viemos conhecer a realidade e saber todos os pleitos não só do prefeito Dr. Pessoa, mas de todos os prefeitos que estão com suas cidades atingidas, porque existe a determinação do presidente da República de levar total assistência as pessoas desabrigadas”, afirma o senador.

O prefeito Dr. Pessoa afirmou que o momento é de vulnerabilidade social devido os prejuízos provocados pelas enchentes e ressaltou a importância da visita dos ministros que devem ouvir as pautas levadas pelo gestor.

“Nós estamos vivendo um período de vulnerabilidade social devido as enchentes, a vinda dos dois ministros Ciro Nogueira e o Roma são bem vindas, eu tenho certeza absoluta que eles não vão vir para tirar fotografia e sim para receber nossos projetos de urgência, de emergência, para com o governo Federal, Jair Bolsonaro, ajudar a cidade de Teresina e ajudar o Piauí”, diz o prefeito.

O gestor municipal anunciou ainda que Teresina deve receber um reforço do Governo Federal para auxiliar nessa situação.

“As ações mais urgentes é o acolhimento das pessoas, uma coisa que sempre fiz na minha vida, tratar de gente, é o que ele vai fazer e o que nós já estamos fazendo, vai vir um reforço do governo Federal através do ministro Ciro Nogueira e do ministro Roma”, explica o prefeito.

O prefeito da capital ainda afirmou que a prefeitura Municipal deve tentar convencer as famílias que não querem sair dos locais onde há risco de enchentes, além disso elas devem ser remanejadas para colégios e ginásios na capital.

“O prefeito está na linha de frente para resolver esse problema, nós vamos tentar uma vez, duas, três com assistente social para que aquelas pessoas que estão em área de risco saiam para os colégios, para os ginásios com todo o apoio estrutural, como café da manhã, almoço, jantar e ambiente das necessidades básicas. Aqueles que não quiserem sair e nós não convencermos de irem para um lugar melhor de lá eles devem ir para um lugar definitivo, mas o prefeito vai procurar resolver este ano todos as áreas vulneráveis para que tenham um lar definito, sem fragilidade de convivência. Nós não pretendemos tirar a força, estamos em um regime democrático, não vamos pegar e amarrar a pessoa, mas vamos tentar convencer na conversação”, explica o gestor.

Dr. Pessoa ressaltou que há mais de 230 famílias que tiveram suas casas impactadas e estão abrigadas em outros locais.

“Temos mais de 230 famílias que estamos abrigando nos locais citados e nas famílias acolhedoras, porque é opção delas, não é imposição”, diz Dr. Pessoa.

Quanto ao auxilio em dinheiro destinado as essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade o prefeito afirmou que a prefeitura está fazendo sua parte e que o estado deve contar com o apoio do governo Federal.

“Por parte da prefeitura está acontecendo o acolhimento, agora por parte do governo Federal, nós recebemos hoje os ministros e vamos fazer o pedido dessa ajuda para melhor acolhimento dessas pessoas que foram acometidas pelas enchentes no estado do Piauí. A casa acolhedora quem quiser ir a prefeitura está arcando com a limpeza, alimentação, o local, a estadia, o Governo Federal vem para ajudar o Piauí e especificamente Teresina”, completa.

O secretário Municipal de Planejamento, João Henrique, explicou que o prefeito deve entregar ofícios aos ministros com as demandas da capital, além de solicitar a liberação de recursos.

"O prefeito vai entregar um ofício onde solicita apoio para essas ações mais básicas e mais necessárias que fica a cargo do Ministro João Roma e naturalmente nós vamos aproveitar a vinda do ministro Ciro e o prefeito entregará alguns ofícios reiterando alguns pleitos que já foram feitos no âmbito de audiência realizada pelo prefeito no Palácio do Planalto. As galerias já estão contratadas e já tem até alguns  recursos garantidos tanto é que as obras estão andando de forma natural  e algumas outras serão iniciadas, mas há pedido do nosso centro de operações, que é uma obra de 26 milhões de reais, nós estamos recebendo 13,5 milhões até agora", ressalta.

Facebook
Veja também