Viagora

Operação da GCM reduz em 50% a criminalidade no bairro Angelim

Na operação, 35 guardas em 11 viaturas participaram da ação que se estendeu nos turnos tarde e noite.

A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) realizou, nesse sábado (13) a operação Saturação, no bairro Angelim, zona Sul de Teresina.

Segundo a GCM, a região foi escolhida pelo índice de criminalidade e a redução de roubos e furtos foi de 50% no dia da operação. Os guardas municipais ficaram em patrulhamento ostensivo em uma área de cerca de 14 km.

  • Foto: AscomGCM realiza operação Saturação no bairro Angelim, zona Sul de Teresina.GCM realiza operação Saturação no bairro Angelim, zona Sul de Teresina.

Este foi o segundo final de semana consecutivo que a Guarda realiza a operação no Angelim. O comandante da GCM, Nixon Frota explicou que o objetivo é atuar na segurança preventiva para evitar que o crime aconteça.

“O objetivo primeiro da operação não é fazer prisões, mas atuar na segurança preventiva para evitar que o crime aconteça. Pelo segundo fim de semana seguido fomos ao Angelim e tivemos uma resposta muito positiva dos moradores que contaram que os roubos diminuíram não só durante o sábado quando a gente esteve lá, mas também durante a semana. A ideia é justamente devolver essa sensação de segurança”, explicou o comandante.

Na operação, 35 guardas em 11 viaturas participaram da ação que se estendeu nos turnos tarde e noite.

  • Foto: AscomGuarda Civil Municipal patrulhou cerca de 14 km da área do Angelim.Guarda Civil Municipal patrulhou cerca de 14 km da área do Angelim.

Nixon reforça que o contato mais próximo com os moradores é fundamental para o planejamento de novas estratégias. A operação segue por tempo indeterminado com ocupação de bairros em outras zonas da cidade, inclusive rurais.

“Estamos conversando com os moradores para entender a vulnerabilidade da área e assim possamos traçar novas estratégias. Nesses dois fins de semana, a operação foi no sábado e no mesmo bairro, mas vai se estender por outras regiões da cidade e não só no fim de semana. O bairro será escolhido levando em consideração o índice de criminalidade”, disse Nixon.

Facebook
Veja também