Viagora

Pesquisa comprova aumento de temperatura no B-R-O bró de 2019

A análise foi feita por um professor especialista da Uespi comparando as temperaturas do mesmo período desde 2015.

Uma pesquisa realizada por um professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), comprovou o aumento de temperatura no Piauí durante o período de B-R-O bró em 2019.

De acordo com o docente Werton Costa do curso de Geografia da instituição, na pesquisa foi constatado o aumento da temperatura com relação ao mesmo período desde 2015. A análise referente ao B-R-O bró teve como base a Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Outro ponto constatado é que o Piauí é o estado mais quente do Brasil, dados de 2019 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comprovam que entre as 20 cidades mais quentes do país, sete estão localizadas em território piauiense.

  • Foto: Divulgação/PesquisaPontos de concentração do calor.Pontos de concentração do calor.

O professor que é especialista em climatologia afirmou em sua pesquisa que uma anomalia no Oceano Atlântico impediu a concentração de formação das nuvens de chuva, assim como ampliou a condição de temperatura do continente. A partir do mês de agosto, observou que as manchas de calor, temperatura e radiação tornaram-se mais consistentes no estado.

A análise de climatologia comparada será apresentada no XXI Congresso Brasileiro de Meteorologia, que será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, assim como no XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, nos dias 10 e 14 de novembro, ambos no estado da Paraíba.

Facebook
Veja também