Viagora

Pesquisa investiga transmissão de Covid-19 entre humanos e animais

Segundo a UFPR, os testes serão realizados com animais em que os donos foram diagnosticados com a Covid-19 em cinco capitais do Brasil.

Com o objetivo de descobrir qual o risco de transmissão da Covid-19 entre humanos e animais de estimação, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza uma pesquisa nacional que vai verificar cerca de mil animais em que os donos foram diagnosticados com a doença com confirmação por exames.

Conforme a UFPR, a pesquisa está sendo coordenada pelo professor Alexander Welker Biondo, e os pesquisadores farão testes gratuitos por meio de uma coleta de amostra viral de orofaringes e nasofaringe (Swab) e sorológico, em cães e gatos. Os testes serão realizados em cinco capitais do Brasil, sendo elas Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e São Paulo (SP).

Segundo a instituição, serão dois momentos de avalição com amostras biológicas coletadas com intervalo médio de sete dias, entre animais cujo tutor esteja em isolamento domiciliar, com diagnóstico confirmado. Em caso de resultado positivo, os demais animais da residência também serão testados, e os familiares serão orientados a estabelecer o acompanhamento veterinário por 14 dias, intensificando medidas de higiene e proteção.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), o primeiro caso de Covid-19 em animal foi em uma gata em Cuiabá, e por meio de nota, o CRM-MT destaca que não há evidências científicas de que animais de estimação sejam fonte de infecção para humanos.

Mais conteúdo sobre:

Covid-19

Coronavírus

Facebook
Veja também