Viagora

Petrobras anuncia aumento de 6,6% para gasolina e 5,4% para diesel para as refinarias

O presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis do Piauí, Robert Ataíde, disse que não esperava o anúncio do reajuste para esta terça-feira.

A partir desta quarta-feira, dia 30, os motoristas terão que pagar valores ainda mais salgados para encher os tanques de seus veículos. Na noite desta terça, a Petrobras anunciou o aumento de 6,6% no preço da gasolina A (comum) e de 5,4% no preço do óleo diesel, percentuais a serem aplicados nas refinarias da estatal em todo o País.

"Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", informou a companhia, por meio de nota.

O presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis do Piauí, Robert Ataíde, disse que não esperava o anúncio do reajuste para esta terça-feira. A previsão era que a Petrobras confirmasse os percentuais de aumento apenas em 1º de fevereiro.

De acordo com a Petrobras, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins, nem o tributo estadual ICMS.

Os preços da gasolina e do diesel tinham sofrido um reajuste em junho de 2012, quando aumentaram 7,83% e 3,94%, respectivamente. Na ocasião, o acréscimo não provocou impacto no bolso do consumidor, uma vez que o Governo Federal decidiu zerar a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para os dois combustíveis, objetivando manter a inflação sob controle.
Mais conteúdo sobre:

Petrobras

Facebook
Veja também