Viagora

PF cumpre mandados de busca na casa do senador Ciro Nogueira

Cerca de 30 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador, nas cidades de Teresina (PI), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a Operação Compensação, decorrente de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), que tem como principal investigado o senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas).

  • Foto: Divulgação/Agência SenadoSenador Ciro Nogueira.Senador Ciro Nogueira (Progressistas).

A operação foi autorizada pela ministra Rosa Weber, do STF. A PF investiga supostos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Cerca de 30 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador, nas cidades de Teresina (PI), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Por decisão do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, o inquérito foi aberto no STF ainda em setembro do ano passado. O inquérito visa investigar o senador Ciro Nogueira, o ex-ministro e atual prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT); e os executivos da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud.

Fachin atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que quer apurar o envolvimento dos quatro em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PGR, o intuito é investigar suposto pagamento de propina ao senador para que apoiasse o PT em 2014, e em 2017, para que o Progressistas não apoiasse o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em 2014, segundo Joesley e Saud, o Progressistas recebeu valores para integrar a coligação do Partido dos Trabalhadores nas eleições. O dinheiro teria sido repassado por meio de doações eleitorais oficiais ao Progressistas, além de R$ 2,5 milhões em dinheiro, por meio de um supermercado do Piauí. O valor total repassado teria sido R$ 43 milhões. Quem aprovava os pedidos era o ministro Edinho Silva, segundo as delações.

A defesa do senador piauiense divulgou uma nota à imprensa, onde afirma que o mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos hoje decorrem de uma outra operação que não resultou em ação penal.

Confira a nota na íntegra:

A Defesa do Senador Ciro Nogueira vem denunciar, mais uma vez, o direito penal do espetáculo. O que está sendo apreendido nesta busca e apreensão é o que foi recentemente restituído pelo Supremo Tribunal em virtude de outra operação que não resultou em Ação Penal, o Supremo rejeitou a Denúncia, pois baseada tão somente na palavra de outro delator. Tal constrangimento poderia ser evitado com a simples intimação do Senador para prestar esclarecimento pois, é evidente, este sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário.

KAKAY

Facebook
Veja também