Viagora

PF deflagra operação e cumpre mandados na residência de Witzel

A PF deflagrou a Operação Placebo com objetivo de apurar desvio de recursos públicos destinados ao combate ao coronavírus no Rio de Janeiro.

Na manhã desta terça-feira, 26 de maio, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. A ação da PF visa investigar um esquema de desvio de recursos públicos destinados ao combate ao novo coronavírus.

Além da residência oficial, as autoridades também cumprem mandados na residência particular do governador Witzel, localizada no bairro Grajaú, no Rio de Janeiro, e em outro endereço no bairro do Leblon. 

A PF deflagrou a Operação Placebo com objetivo de apurar desvio de recursos públicos destinados ao combate ao coronavírus no Rio de Janeiro.

  • Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilWilson Witzel, governador do Rio de Janeiro.PF cumpre mandados na residência de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro.

    As investigações apontam a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

    De acordo com comunicado divulgado pela PF, “elementos de prova, obtidos durante investigações iniciadas no Rio de Janeiro pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal naquele estado foram compartilhados com a Procuradoria Geral da República no bojo de investigação em curso no Superior Tribunal de Justiça e apontam para a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro”.

    Os agentes federais da operação de hoje são da corporação de Brasília e estão em cinco carros. 

    Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sendo 10 no Rio de Janeiro e dois em São Paulo, expedidos pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O governador possui foro privilegiado e só pode ser alvo de operação policial por ordem do STJ.

    Witzel teria sido citado por alvos de uma recente operação da Lava Jato que mirou pessoas que teriam obtido vantagens em contratos firmados pela Secretaria Estadual de Saúde. Os benefícios ocorreriam desde a época do ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

    Com informações do R7.

    Facebook
    Veja também