Viagora

Piauí preenche 100% das vagas em edital do Mais Médicos

O estado deve receber 199 médicos brasileiros até o dia 14 de dezembro.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou hoje (27) que o estado deve receber, até o dia 14 de dezembro, os 199 médicos brasileiros inscritos no novo edital do programa Mais Médicos. Os profissionais vão atuar em 100 municípios, assumindo as vagas dos médicos cubanos, que desde o último dia 24, começaram a deixar o estado. 

  • Foto: Divulgação/SesapiSecretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

De acordo com Idvani Braga, coordenadora estadual do Programa, todas as vagas disponibilizadas pelo edital foram preenchidas. “Com 100% de profissionais inscritos para os municípios disponíveis, a gente espera que os profissionais se aloquem nos municípios tal qual ele escolheram, cumprindo ainda a carga horária, que corresponde ao cumprimento de 32 horas de serviço, na Atenção Básica, e mais oito horas de estudo".

Os gestores municipais só deverão receber, validar e homologar a vaga do profissional mediante o cumprimento da disponibilidade de horário informado no edital. “O programa Mais Médico tem carga horária igual, tanto faz ser médico cooperado ou médico brasileiro. Se não houver essa disponibilidade, a vaga é liberada”, explica a coordenadora.

Ela explica ainda que os médicos têm prazo até o dia 14 de dezembro para se apresentarem nos municípios, levando documentação para que os gestores possam validar, homologar no sistema e, a partir daí, o médico começa a trabalhar imediatamente.

Entre os municípios que receberam médicos estão Campo Maior, Esperantina, Picos, Corrente, São Raimundo Nonato, Buriti dos Lopes, Jaicós, Matias Olímpio, Luís Correia, Altos, Pimenteiras e Massapê do Piauí.

Facebook
Veja também