Viagora

Piauí terá maior safra da história do estado neste ano, diz IBGE

Atualmente o estado ocupa o 3° lugar no ranking entre os maiores produtores de grãos da região Nordeste.

O Piauí terá a maior safra da história neste ano com a produção de 4,42 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Os dados foram divulgados na terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com dados do IBGE, o Piauí produziu 4,23 milhões de toneladas de grãos no ano passado, fato este que colocou o estado com o 3° maior produtor da região Nordeste ficando atrás do Maranhão com 4,46 milhões de toneladas produzidas, a Bahia lidera na região com 10,06 milhões de toneladas. Foi estimada uma produção de 239,8 milhões de toneladas no Brasil para este ano, novo recorde para a produção de grãos do país, 5,9% superior à safra de 2018.

As principais produções do estado piauiense são soja, milho, feijão, arroz e sorgo, de acordo com o representante da Secretaria do Agronegócio do Piauí, Lívio Moura. Segundo ele, a participação do agronegócio empresarial do estado chega a 90%, com 4 milhões de toneladas de grãos, sendo que desse total, a soja é responsável por 50% dessa produção. Os dados foram divulgados através da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), o número de produção no Piauí corresponde a 1,90% do total que é produzido no país.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também