Viagora

Pipeiros são investigados por fraude em abastecimento no Piauí

Os pipeiros investigados são acusados de transportar as carradas a serem distribuídas em veículos não próprios para isso.

O Exército Brasileiro abriu um processo administrativo para investigar pipeiros da Operação Pipa, que são responsáveis pela distribuição de água no semiárido do Piauí. Há suspeita de adulteração em equipamentos e no percurso.

De acordo com informações repassadas pelo Exército, cerca de 20 pipeiros estão sendo investigados pela falta de abastecimento em pontos do semiárido do estado. Atualmente, a corporação é responsável por 100 mil famílias que dependem desse abastecimento em 29 municípios do Piauí.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o comandante do 25° Batalhão de Caçadores, tenente Márcio Costa, explicou como funciona o processo de fiscalização dessas funções no território piauiense. “Hoje o Exército conta com mais de 10 equipes de fiscalização semanalmente. A questão das irregularidades são descobertas através do modo embarcado de monitoramento que tem por finalidade mapear todo o trajeto que o carro pipa faz durante a entrega de suas carradas”, explica.

Os pipeiros investigados são acusados de transportar as carradas a serem distribuídas em veículos não próprios para isso, como motocicletas, bicicletas e veículos de passeio. O comandante ressalta que nesses casos a corporação abre um processo administrativo para apurar o caso “Mediante o processo administrativo, se apurado irregularidade esses pipeiros são excluídos da Operação Pipa podendo inclusive responder criminalmente pelo ato”, enfatiza.

O Exército alerta ainda, que a população participe desse processo denunciando as irregularidades à Corporação. “Todo caminhão pipa tem um número de disque denúncia, é muito importante que a população faça a denúncia. Por exemplo, não foi entregue a água no dia em que era previsto, então liguem para o batalhão, façam essa denúncia porque de imediato iremos verificar com o pipeiro o porquê da água não ter sido entregue naquele dia.”, finaliza o comandante.

Mais conteúdo sobre:

Exército Brasileiro

Facebook
Veja também